VISUAIS

Tomie Ohtake: Celebração dupla



FOTOS: DIVULGAÇÃO/GALERIA PRIZKER/
INSTITUTO TOMIE OHTAKES


1 - O grupo de expositores latino americanos, sendo que Regina da Costa Val é a sexta e última da esquerda para a direita. Sentados estão Elisa Poritzker e Leslie Enrique Castellanos

2 - Proposta recente em técnica mista de Regina

3 - Proposta em círculos de Tomie Ohtake, foto divulgação convite-catálogo do Instituto Tomie Ohtake



Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS


Tomie Ohtake, com o que há de mais recente de sua produção artística: Pinturas Novas, celebra seu 97º aniversário de nascimento e o início do Ano 10 de atividades do Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em 2001. Sem dúvida, uma excelente mostra para iniciar uma novo ciclo da entidade que corresponde a um dos mais conceituados em termos de arte contemporânea, na paulicéia desvairada.

Tomie pintou 25 telas, trabalho extremamente concentrado em círculos, forma presente em sua obra há vinte anos, no entanto, agora exclusivamente. Apesar de conduzidas por um tema, ela apreende todo o vocabulário que desenvolveu nas últimas décadas. Por fim, a extrema variedade alcançada a partir de uma única forma, resulta por constituir a nova série em quase uma retrospectiva.

Por sua vez, o Instituto Tomie Ohtake inaugurado em novembro de 2001, desde a sua abertura, tem a face mais visível em termos de exposições, tendo realizado aproximadamente 150 em seu espaço, na Avenida Fria Lima, bairro de Pinheiros, um comodato do Laboratório Ache, através de seus fundadores e sócios Adalmira Dellape Baptista, Vicctor Saulys e Antonio Depieri, dentro de um complexo arquitetônico.

O conjunto projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, alem de premiado na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires, é frequentemente publicado em revistas e livros especializados no mundo todo. Concentrado principalmente na arte a partir de 1950, desenvolve atividades em artes plásticas, design e arquitetura, e alguns eventos especiais fora destas modalidades. Em suas exposições traz a produção de artistas que deixaram marcas na história da arte como Rauschenberg, Dubuffet, Albers, Lichteinstein, Alechinsky e Posadas. Merecem destaques dentre os contemporâneos: Jan Fabre, Iberê Camargo, Flávio Shró, Carmela Gross, Nuno Ramos, Cristianoi Mascaro e Mário Cravo Neto. Já em arquitetura, realiza mostras de autores como Vilanova Artigas e os de "Viver na Floresta" bem como Alvaro Siza e Oscar Niemeyer. Finalmente, em designer, exposições de Karim Rashid, Patrick Jouin, Design Finlandês, 50 anos de Design Brasileiro e a de cartazes do Brasil, Japão, Suíça e França.

- Fica em cartaz até o dia 20 de fevereiro de 2011, com visitas de terças aos domingos, das 11 às 20 horas. Local: Faria Lima, 201, com entrada pela Rua Coropés. Para quem vai a São Paulo nos meses de janeiro-fevereiro, recomendamos com entusiasmo.

Regina da Costa Val expõe nos States

Regina da Costa Val, dublê de médica e artista plástica contemporânea, depois de inúmeras mostras no East Side e no West Side nova-iorquino, no momento realiza exposição na região do Rio Hudson, próximo de Nova York, exatamente em Highland, no estado de New York. Trata-se de uma coletiva sob curadoria da argentina Elisa Pritzker, juntamente com muitos outros artistas latino-americanos, sendo ela a única representante do Brasil.

Bastante conhecida pelos seus desenhos e pinturas, atualmente ela trafega por técnica mista em nível de gravuras. Os demais integrantes são: Alexandra Baer, Dina Busrtyn, Julia Santos Solomon, Maria Cristina Breusca, José Acosta e Regina da Costa Val que estão na foto em pé, e sentados a Elisa Pritzker e Leslie Enrique Castellanos. A Casa de Cultura de lá, que faz parte da região do Vale do Hudson, também comemora 10 anos de atividades com os participantes acime mencionados que, em sua maioria, estão ligados pela contemporaneidade e criatividade. Regina da Costa Val, que tem na senhora Pritzker como sua representante nos U.S.A., em março deste ano também estará participando da New York Art Fair de New York City.

A propósito, participamos de várias edições, sendo que a mega feira que inaugurou o Jaccob Javits Center foi a mais interessante de todas no período em que residimos em New York City por quase duas décadas. Voltando as propostas atuais de Regina da Costa Val, sem se desligar por completo de suas fases anteriores, o que há de mais recente de sua produção destaca-se pela contemporaneidade e poder de síntese. Dai, para aqueles que irão ao Estado de Nova Iorque no período, incluso a cidade e o Estado vale a pena a ver de novo o que anda fazendo-criando a conhecida brasileira nascida e residente em Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil.

- Local: Casa de Arte de Highland, 257 da Riverside Road, N.Y. O site é o seguinte: www.pritzkerstudio.com


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco - Paris.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mails: contato@morganmotta.com e mmotta@morganmotta.com

02.01.2011