Universo em movimento

FOTOS: ARQUIVO HOJE EM DIA/DIVULGAÇÃO-RB

1 - Objeto bordado porMaria Amélia Guimarães, um must em termos de bordados conjugados com textéis

2 - Uma das pinturas de destaque damostra de Rodrigo Brasil no Shopping Quinta Avenida




Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS


Hoje, no vernissage no Shopping Quinta Avenida, às 9 horas, o artista plástico Rodrigo Brasil apresenta 18 acrílicas sobre telas. O dublê de arquiteto e pintor oferece individual sob o tema “O Homem a Concha e o Universo”.

Na fase atual, este ex-aluno de Mônica Sartori (pintura) e Márcio Sampaio (desenho, diga-se de passagem, progressivo), busca antes de tudo, a forma como enxergamos, entendemos e interagimos com o universo que nos rodeia.
Rodrigo Brasil acrescenta: “Como criamos em torno de nós um Cosmo, uma ordem ideal, simbólica e significativa, a fim de dar valor e melhor compreender este todo aparentemente caótico que nos cerca. A caverna que isola o homem do mundo torna-se ela própria um mundo”.
“O homem, em meio à imensidão do universo, volta-se então para um espaço de proporções mais confortáveis. Um mundo que, devido a suas medidas compatíveis ao corpo, pode sim ser equacionado e habitado como um todo, onde ele próprio pode expressar em dimensões menores o mundo externo”.
“Devíamos então ser comparados à tartaruga, ao caracol, seres que se protegem em sua concha. Enfim, cercado de camadas protetoras, que fazem com que não percamos no todo indistinto, que nos protegem do caos, da multidão e da socieadade”, registra.
Como se vê através de imagens acrílicas sobre telas, a exposição ora em cartaz no piso C do Quinta Avenida reúne uma visão particular que o cosmo imprime no expositor, sobre as diferentes máscaras e camadas que protegem e dão signficado a todos nós e em particular ao universo.
Rodrigo Brasil da Fonseca Mourão, artisticamente, Rodrigo Brasil, desde criança se interessou pelo desenho. Depois entrou em cursos de artes e vários ateliês livres, optando mais tarde pela arquetetura, tendo se graduado em 2005 pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais.Conquistou primeiro lugar no concurso de croquis da Escola de Arquitetura, pesquisou e concluiu monografia intitulada “O Homem a Concha e o Universo, através do PET (leia-se Programa Especial de Treinamento da Universidade Federal), ou seja; orientado durante o ano de 2004 e parte de 2005 pela professora Celina Borges Lemos.
Por fim, o início de tudo foi o desenho e a arquitetura que, ao final da trajetória do jovem artista visual e arquiteto, resulta numa situação abrangente, ao transpor suas pesquisas e idéias para as telas, resultado final de suas propostas.
A mostra individual - pinturas recentes - de Rodrigo Brasil, fica em cartaz de 2 de fevereiro a 28 de fevereio, no Piso C, do Shopping Quinta Avenida, à Rua Alagoas, 1314, na Savassi. O horário de funcionamento e de visitas obedece aos seguintes horários: de segundas às sextas das 9 às 20 horas, sendo aos sábados das 9 às 18 horas.
O apoio cultual é do Giverny Espaço de Arte.Por sua vez, tdoas às obras ou propostas se preferem podem ser acessadas no site do expositor: “www.rodrigobrasilblogspot.com”.
Mudando de conversa, os shoppings centers continuam dando as cartas, num momento que a maioria das galerias comerciais ainda não definiram seus respectivos calendários.
Por sua vez, as galerias Praça da Liberdade e da Bahia (a oficial e a anexa), que pertencem ao governo, foram as primeiras a divulgarem seus respectivos calendários. O calendário da Galeria de Arte Paulo Campos Guimaraes, da Praça da Liberdade, vai oferecer as seguintes atrações: em fevereiro, “Amor na Literatura”; ainda agora em fervereiro, estendendo-se até março, Maria Amélia Guimaraes com seus bordados, objetos e instalações; em março-abril, Sebm; em maio, Domingo Mazzilli Júnior e Jean Paulo Oliveira Lopes, aquarelista de mão cheia; de agosto a dezembro, as mostras de Sandra Vieira de Figueiredo, Marina Cavalieri Gomes e Luiz Eduardo Ribeiro Bernardes, sendo que em dezembro fica em aberto data da Superintendência da Biblioteca.
Voltando à Galeria Anexa- aquela da Rua da Bahia que vai da Bahia ate a Praça da Liberdade, mais conhecida como Passarela: as atrações do ano serão Ana Eliza Soares de Souza, Daniele jacob, Zirt Garcia Greco, Henrique Neiva Júnior, José Cesar Teatini de Souza, Júlio José Rodrigues Alves, Marisa Vidigal Carneiro Rieiro e Tahina Maximo Antunes Asude.
Entre talentos conhecidos e reconhecidos existe um senhor bloco de talentes emergentes candidatos a serem elevados ao exclusivo clube dos talentos conceituados-consagrados através de suas individuais, ou então, integrando a edição do RESUMO HOJE 2010. Será que vamos encarar mais uma edição? Só Deus sabe...


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


02.02.2009