Três dimensões

1 - Instalação de Sônia Assis (Foto: Túlio Travaglia)
2 - Pintura e escultura de Humberto Maia (Foto: HM)
3 - Imagens genealógicas de Maria do Carmo Freitas
(Foto: Pedro Veneroso)


Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS

Hoje, a partir de 19 horas, Sônia Assis inaugura individual na Galeria do Fórum Lafayette, sob o título "Aglomerados e inter-relações". O material utilizado na instalação é a manta asfáltica, na qual são feitas incisões de figuras, massacradas pela urbanidade, pela falta de tempo, desfeitas por conflitos. A saída deste caos está na compreensão da imanência e transcendência que são os conceitos de dois objetos, que não fazem parte da instalação, mas que integram a mostra. À parte, se colocam como saída para a humanidade comprimida nesse caos - conforme explica a expositora.
Sônia é graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard, e pós-graduada em "Pesquisa e ensino no campo das artes plásticas" pela mesma instituição. Dentre as atividades desenvolvidas no período 1970-1978, foi monitora da professora Sara Ávila na disciplina Desenho, lecionou artes para o curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas, arte-educação em diversos colégios de Belo Horizonte, e de expressão bidimensional na Fundação Escola Guignard.
Outra exposição de destaque é a de Humberto Maia, pintor e escultor, que tem vernissage a partir de 20h30 de amanhã, na Galeria de Arte do PIC-Cidade. São duas séries distintas: 15 pinturas acrílicas sobre lona vinílica, fazendo contraponto com 15 esculturas em bronze.
O trabalho percorre caminhos aparentemente opostos - bidimensional e tridimensional e pinturas abstratas que sugerem figuras -, sob o título "Outras Dimensões".
No catálogo, a historiadora e crítica Guiomar Lobato, assim sintetiza o artista e sua obra: "De Maia, a primeira obra que vi foi um busto fundido em bronze. Um auto-retrato, como um romano do período clássico, que parecia estar escutando atentamente o que se dizia ao seu redor, compreendendo pensamentos alheios. Brinquei com Humberto, dizendo que sua obra era apropriada para consultório psicanalítico. Depois vi grandes telas abstratas que poderiam ser instituladas ’circunvoluções cerebrais’, pois embora à primeira vista parecessem abstratos, num segundo olhar o ’abstracionismo’ mostrou-se mais materialização de impulsos e conexões elétricas e neurônios, ou de uma ordem de expansão celular. Enfim, as duas vertentes artísticas, escultura e pintura, formam uma dualidade? Uma dicotomia? Este é o ter muita consciência".
Por sua vez, a artista plástica e gravadora Maria do Carmo Freitas estará expondo, a partir de quarta-feira, colagens e livros sob o título "Processo: Impressões compostas por uma pequena seleção de trabalhos que abrangem um período de aproximadamente vinte anos de produção artística dedicada aos processo de impressão. São obras que remetem à impressão, ao texto e à imagem, elementos que são referências básicas no trabalho da gravadora. Diferentes tipos de papéis são utilizados como suportes, interagindo com a matéria impressa num jogo de texturas.
Enfim, a exposição, além de explorar matérias texturais e impressas, mais as fotografias que evocam memórias familiares, remete à genealogia da família, à gênese da imagem impressa e da palavra ora escrita ora gravada. Textos e imagens dialogam e permitem uma visão panorâmica do trabalho e da trajetória da gravadora.

Sônia Assis - Na Galeria Forum Lafayette (Avenida Augusto de Lima, 1549, Barro Preto). De segunda a sexta-feira, de 10 às 18 horas. Até 10 de novembro. Humberto Maia - Pinturas e esculturas. Na galeria do PIC-Cidade (Rua Cláudio Manoel, 1185, Savassi). Visitas de segunda a sábado, de 8 às 23 horas. De 4 de outubro a 6 de novembro. Maria do Carmo Freitas - Na Galeria de Arte do BDMG Cultural (Rua da Bahia, 1600, Lourdes). De segunda a sexta-feira, de 10 às 18 horas. De 4 a 31 de outubro.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte (ABCA-AICA).Home Page: www.morganmotta.com. E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br

02.10.2006