Virtudes virtuais



TRABALHOS de Nélio Rodrigues que estarão em leilão beneficente com acesso pela internet, a partir desta quarta-feira (Fotos Nélio Rodrigues)

O fotógrafo Nélio Rodrigues e o Grupo de Amigos do Hospital da Baleia promovem nesta quarta-feira a exposição “Transformação", com 11 imagens coloridas pelo processo de computação e outra em preto-e-branco.
Fotógrafo profissional há 27 anos, Rodrigues selecionou de seu arquivo cerca de oito mil imagens, na sua maioria clicadas nos intervalos de suas coberturas jornalísticas e mantidas inéditas.

As imagens poderão ser vistas no site da agência de fotografia 1º Plano (www,ag1plano.com.br.), em que poderão ser feitos lances de compra _ o leilão virtual vai durar de quarta-feira até o dia 15. As fotografias serão entregues ampliadas no formato de 50 por 75 centímetros, emolduradas (outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3346-8110 ou 9981-1751).
Conforme escrevemos para o catálogo virtual, a economia de detalhes e o excesso de experimentações revelam dois aspectos na trajetória de Nélio Rodrigues: ao mesmo tempo em que flerta com o fotojornalismo, o fotógrafo profissional e artista inova ao utilizar, nesse universo, materiais banais do cotidiano.
Um exemplo é a foto em preto-e-branco com trabalhadores rurais. Por sua vez, nas 12 imagens expostas, também há experiências em nível de computação. Afinal, todas as imagens foram retrabalhadas, ganhando novas cores e contrastes; no entanto, mantendo a realidade da fotografia original.
Sem dúvida, trata-se de um conjunto harmonioso, sempre na busca de situações conectadas com a arte contemporânea".
Outra exposição de destaque se inspira na palavra Blog, que até pouco tempo não fazia muito sentido, mas atualmente é plenamente difundida entre os internautas, e significa, basicamente, a criação de um lugar virtual utilizado como espécie de diário _ ou seja, um espaço criado para a publicação de textos e imagens, compondo uma forma sui generis de manifestação cultural. Assim, o Blog torna-se um espaço bastante democrático e em franca expansão.
Percebendo os limites desse espaço, e recriando-o, o artista Roberto Bellini criou o projeto “5 vs 1". Sua idéia era a de postar um desenho por dia, permitindo aos desenhistas o exercício pela prática e também a possibilidade de publicar seus trabalhos na rede. Inicialmente, essa meta representou um desafio, que se transformou num grande prazer e por vezes um vício para os desenhistas convidados, deixando de ser centralizada para se tornar coletiva. Por isso, além de Bellini, também participam Angelina Camelo, Alexandre Braga, Binho Barreto, Dênis Leroy, Fernando Rabelo, Fred Paulino, Gustavo Maia, Marcos Leão, Patrícia Caetano e Tiago Fazito _ esse último é, para muitos, o pioneiro e a “estrela maior" dos que criam e trafegam pelos blogs.

Fazito esclarece que a proposta é um desdobramento do trabalho apresentado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC-USP, sob nossa curadoria. Lá, como aqui, ele mistura técnicas, oferecendo uma colagem real que faz contraponto com recortes digitais.

As propostas do grupo estão no site “www.5vs1blogger.com.br" e na Galeria do Centro Cultural Nansen Araújo (Rua Álvares Maciel, 59, Santa Efigênia).

Morgan da Motta
03.05.2004