VISUAIS - Exposição de JB Lazzarini


Menu variado






Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS

Dois lançamentos de livros e duas exposições individuais e outras tantas. O mês de maio começou movimentado. O roteiro das artes na semana que se inicia destaca JB Lazzarini e Marina Jardim. Ainda teremos ainda livros sobre dois conceituados ex-alunos do mestre Alberto da Veiga Guignard, Celso Renato, na Galeria da Escola Guignard-UEMG, e Yara Tupinambá, na quarta-feira, nos jardins do Palácio das Artes. Ainda o Resumo HOJE, promoção do jornal HOJE EM DIA, sob nossa curadoria, fica em cartaz até o dia 12, próximo sábado, com visitas das 12 às 19 horas, de segunda à sexta-feira, e aos sábados, das 9 às 12 horas, com seu três módulos distintos: “O Universo do Colecionador”,, “Artistas Convidados”, (Talentos Emergentes) e Exposição do Ano (Coletiva Tridimensional Contemporâneo).


JB Lazzarini na Contemplo
“Sertão” é o mote da mostra de JB Lazzarini, artista plástico belorizontino. A partir de quarta feira, na Contemplo Galeria de Arte, ele apresenta 20 pinturas inéditas, na maioria criadas em 2007. Revelado através de uma das edições do Resumo HOJE, no final da década de 90, numa edição na Grande Galeria do Palácio das Artes, é um talento em evidência.
O expositor nos convida a uma reflexão sobre a beleza e a singularidade que este “Sertão” representa. Estão presentes um sentimento de saudade, os claros e escuros, a poeira das estradas que carregamos na nossa memória. Além disso, ele explora a cor como elemento primordial em sua pintura, ressaltando um efeito cromático, que sugere uma vibração do olhar e uma sintonia da composição com o tema proposto, nos lembrando das veredas e o desejo de passear entre elas, beber água limpa de um ribeirão, enfim, confirmando o que escreveu João Guimarães Rosa, Grande Serão: Veredas: “O Sertão é do tamanho do mundo” e mais “Sertão é dentro da gente”. No mais vejam textos de Miguel Gontijo e Eustáquio Silveira e até um poema do expositor.


Individual “Sertão”. JB Lazzarini.
Contemplo Galeria de Arte. Rua Barão de Macaúbas, 261, bairro Santo Antonio. De 9 de maio a 9 de junho. Das 19 às 22 horas. Visitas das 9 às 19 horas, de segunda à sexta, e aos sábados das 10 às 13 horas.

(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte (ABCA-AICA).Home Page: www.morganmotta.com. E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br

07.05.2007