Tridimensional desafia conceitos

MEGA escultura de Leandro Gabriel é o fio condutor da mostra a partir do pátio (Foto Divulgação)

Está em cartaz na Galeria Oito Arte-Objeto, no Alphaville Mall, em Nova Lima, a edição 2004 da mostra Tridimensional Contemporâneo. Trata-se de exposição itinerante já vista no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e que integrou o 40º aniversário de fundação da entidade, no ano passado. A mostra de Belo Horizonte reúne propostas de 10 dos 15 artistas que estiveram na capital paulista. São artistas das gerações intermediária, nova e novíssima. Helena Netto, Regina da Costa, Gilberto Lustosa, Maria Amélia, Gracinha Campos Pires, Paulo Coelho, Leandro Gabriel, Fátima Santiago, Thiago Fazzito e Valéria Delfim desafiam a linha divisória dos conceitos de objeto, escultura e instalação.
São cerca de 90 propostas, utilizando materiais insólitos, que englobam desde vergalhões, resíduos industriais, chapa de aço (inox-escovado e oxidado), passando pelos aramados e até vidros e têxteis.
Fátima Santiago cria esculturas e instalações minimalistas em aço inox; Gilberto Lustosa apresenta esculturas vazadas e uma única instalação quadrados versus quadrados. Já Gracinha Pires exibe seus biombos, que nos remete a arte decô; e Regina da Costa, que também tem como mídia o vidro, isolado ou agrupado, que desdobra-se em instalações.
Helena Netto e Paulo Coelho, com suas esculturas objetos de parede e plantadas no chão, utilizam-se de aço inox e madeiras nobres. Maria Amélia Guimarães, com seus anjos sobrepostos e conjugados com corações, elevam à arte contemporânea suas criações elaboradas em tecidos, arames e bordados. Do artesanal e popular, a artista atinge o erudito.
Leandro Gabriel, com suas megaesculturas em resíduos industriais; Thiago Fazzito e Valéria Delfin trafegam por megafiguras humanas fragmentadas, com suas instalações ou objetos em interface, como se faz nas bienais internacionais.
No segundo semestre, todos os participantes levarão suas obras para o Museu de Ipatinga e, em seguida, a mostra poderá ser vistas em outras cidades e no exterior.

Tridimensional Contemporâneo - Galeria Oito - Arte e Objeto. Av. Picadilly, 105, loja 120 no Pátio e na Galeria no Alphaville Mall, Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima. Pode ser visitada das 10 às 19 horas, às quintas, sextas, sábados e domingos. Em cartaz até 7 de agosto.


Morgan da Motta
06.07.2004