Coletivas de Natal



FOTOS: DIVULGAÇÃO/ANDRÉ LEONEL/REGINA MELLO


1 - Escultura de Armando Brizola

2 - Pintura feita por Leo Brizola, destaques na galeria Agnus Dei

3 - Exemplo da impecável coleção de peças artesanais com assinatura do artista Mário Seguso

4 - Multiplo da escultura de Fátima Santiago. O primeiro está na mostra de natal da Minas Contemporânea Gabinete de Arte, e o segundo no Parque Municipal. O original no Trevo do Bezerrão




Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS


Depois dos mega (Pal ácio dos Leilões e Galeria Errol Flynn) leilões da semana passada, chegou a hora e a vez das Coletivas de Natal, cada vez mais diferenciadas sem aquele ranço dos antigos bazares. Com inovações e criatividade alguns “marchands” & “marchandises” salvam o encerramento dos seus respectivos calendários. Vamos ao Roteiro.

Presente inteligente

A Agnus Dei Galeria de Arte encerra as comemorações de seu décimo aniversário com a dupla mostra de Leo Brizola (pinturas) e do seu irmão Armando (esculturas-objetos), ambos trafegando pelos pequenos formatos. O primeiro acostumado a pintar em grandes dimensões, lançou-se ao desafio de colocar todo seu talento e criatividade em diminutas telas. É a primeira vez, também, que trabalha em parceria com seu irmão, um físico que revelou-se artista criando pequenas esculturas em madeira com detalhes em cerâmica, ferro e pedra sabão.Enfim, objetos esses que foram contextualizados na pintura do Leo.O irmão, conceituado pintor, retoma o universo feminino, tema que permeia sua obra, bem como figuras mitológicas, como por exemplo, os faunos.

No segundo módulo, Sala do Acervo, uma gama variada de pinturas, esculturas e objetos de arte de renomados artistas mineiros com preços acessíveis e condições de pagamento imperdíveis segundo a artista e marchandise Beatriz Abi-Ackel.Segundo ela excelente desconto à vista ou pagamento em oito parcelas.São destaques nomes como escultores Abreuvalle e Fátima Santiago, pintores como Rui Santana e Marcelo AB, bem como a maioria que lá expôs em todo o decorrer do ano.Saltam aos olhos o que há de mais recente de Beatriz, que são suas mais recentes aquarelas, que inclusive rendeu um excelente livro-catálogo .Tanto à dupla mostra à entrada dos irmãos Léo e Armando Brizola como a coletiva da sala do acervo, integram a iniciativa de Natal que tem como título e mote Presente Inteligente.

- A Galeria Agnus Dei situada à Rua Santa Catarina, 1155 – Lourdes, pode ser visitada até o dia 30 de dezembro nos seguintes horários: de segunda a sexta de 9 às 18 horas, sendo aos sábados das 9 às 13 horas.Abertura para convidados dia 10 de dezembro, quinta feira, das 19 às 23 horas.

Minas Contemporânea Gabinete de Arte

Sob o título “Mistura Fina”, coube a crítica de arte Celma de Faria Alvim dar a largada das mostras de fim-de-ano.A super mostra reúne conceituados artistas e ultra selecionadas obras de artistas nacionais e principalmente mineiros..Logo à entrada esculturas de Fátima Santiago, seguidas de pinturas de pequeno e grande formato de Virgínia de Paua, de tamanhos regulares de Maria Helena Andres, de Graça Pires, Fátima Pena, Patrícia Figueiredo e Marisa Inneco.Voltando aos objetos e esculturas saltam aos olhos de AbreuValle, Robério Bahia, Humberto Inchausti, bem como as coloridas esculturas de Célia Coutinho.

Há ainda a utilização de obras dispostas sobre pequenas mesas, nas paredes, plantadas no chão e acompanhando a escada que leva ao mezzanino.Enfim, fugindo aquela tradicional “mistureba” das mostras de Natal, trata-se uma super coletiva altamente selecionada e de fôlego.Presentes de arte para todos os gostos e bolsos conforme esclarecem a crítica de arte Celma Alvim e suas filhas “marchandises” que comandam a Minas Contemporânea Gabinete de Arte.

- Mistura Fina, coletiva de Natal, a primeira a ser inaugurada fica em cartaz até o dia 30 de dezembro, à Rua Alagoas, 989, loja 13 da galeria térrea. Visitas de segunda à sexta das 10 às 18 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. Vale a pena ver de novo pelas variedades e inovações.

Cristais de Mario Seguso no alto Mangabeiras

Mudando de assunto e ainda na faixa das mostras do Natal, a arte vidreira é destaque, na Cristais Cá D'oro, da família Seguso. Ao completar 44 anos de existência, desde sua fundação na década de 60 em Poços de Caldas no Sul de Minas, a Cristas Cá D'oro amplia seu negócio em Belo Horizonte, abrindo mais uma loja de 240 metros quadrados na Afonso Pena, no Mangabeiras. Nascido na Itália, descendent4e de uma das mais antigas famílias vidreiras em Murano, coube ao filho Adriano comandar a empresa na Capital. Por sua vez, aos 80 anos, Mário Seguso mantém-se na ativa ao lado da matriarca Rita.Adriano conta com o suporte de todos e mais recentemente de sua esposa Cláudia.Enfim, de tudo um pouco incluso produtos importados de Murano, onde Adriano anualmente garimpa peças de época, originárias de fábrica de Murano.

- Peças da Seguso doBrasil, do artesão Mário Seguso, bem como importadas da Itália estarão à disposição até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis, à avenida Afonso Pena, 4239, e a Cristais Cá D'oro conta ainda com o endereço das Rua Alagoas, 1249 nos horários comerciais.

Quadrum Galeria de Arte

Na galeria da frente continuam até o dia 18 de dezembro aquarelas monumentais de José Alberto Nemer (veja matéria acessando nossa home page; www.morganmotta.com ) de duas semanas passadas.Lá estão esculturas monumentais e de porte pequeno ou regular logo à entrada da galeria, sendo que a galeria módulo dois, antes da sequência dos jardins apresenta pinturas de Manfredo Souza Neto, pinturas, aquarelas e esculturas objetos de Fernando Lucchesi, desenhos de Fernando Cardoso, pinturas de André Burian, esculturas de Jorge dos Anjos e de Marcos Coelho Benjaminm.

- Quadrum Galeria de Arte oferece os artistas acima citados, em sua sede à Avenida Prudente de Morais, 78 – Cidade Jardim, de segunda a sexta das 12 às 19 horas.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


07.12.2009