Recorte significativo da arte contemporânea brasileira, a
mostra “Resumo HOJE” será encerrada no próximo sábado


Última chamada



FOTOS: TONINHO ALMADA

- TADEU BANDEIRA na entrada do seu módulo com o objeto “Heart” de Dudu Rezende, destaque no “Universo do Colecionador”

- ELTON LÚCIO, Carlos G. Lima, Sandra Lima e Silva e Heloisa Etelvina estão no módulo “Artistas Convidados”



Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS

De hoje até sábado, última chamada para visitas à 40ª Edição do Resumo HOJE, promoção do HOJE EM DIA, sob nossa curadoria. A propósito, assim escrevemos no catálogo: Resumo HOJE visa, antes de tudo, dar o realce merecido àqueles que mais se destacaram nas artes visuais no ano passado, individual ou coletivamente. São instituições, equipes e personalidades independentes, como por exemplo o colecionador Tadeu Bandeira - módulo “O Universo do Colecionador” -, a síntese da arte brasileira contemporânea, um destaque como acervo artístico particular nas Minas Gerais.
E no módulo “Exposição do Ano”, a “Coletiva Tridimensional na Arte Contemporânea”, mostra itinerante que, em Belo Horizonte, foi exibida na Grande Galeria Telemar, enquanto que em Ipatinga, no Centro Cultural Usiminas. Também foi apresentada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).
Por sua vez, no módulo “Artistas Convidados (Talentos Emergentes)”, representantes das novas gerações, com pinturas, desenhos, seus objetos e instalações, tudo relacionado com uma vertente significativa da arte contemporânea em suas relações com a arte tornada internacional a partir dos Estados Unidos e da Europa,
Enfim, um recorte significativo da arte contemporânea mineira e, por extensão, brasileira. Salta aos olhos propostas dos “Talentos Emergentes” Binho Barreto, Helton Lúcio e Sandra Lima e Silva, com pinturas. Já Heloisa Etelvina, com seus objetos elevados à categoria do conceitual, bem como Carlos Goulart de Lima, com seus objetos e uma única instalação, no módulo dos artistas emergentes convidados.
Com relação a um recorte da coleção do colecionador Tadeu Bandeira, são destaques: Luiz Flávio Silva, Brígida Baltar, João Castilho, Pedro Motta, Pedro David e Rosangela Rennó, com suas fotografias essencialmente contemporâneas.
Já Paulo Nazaré, Mauro Piva, Dudu Rezende, Farnese Andrade e Sebastião Miguel, com seus objetos inusitados e até certo ponto escatológicos, mexem com o olhar e a reação dos iniciados ou não.
Entre as surpresas agradáveis da seleção-coleção estão, ainda, Marilá Dardot, Arlindo Daibert, Leo Brizola, Paulo Whitaker e Eugenio Pacelli, com seus desenhos em técnica mista. Fernardo Cardoso, Marco Paulo Rolla, André Burian, Jorge Fonseca, o ferroviário que paira nos limites de um Bispo e do Leonilson, que ele homenageia; e Marta Neves, ao lado de Alex Cerveny, Adriane Gallinari, Cristiano Rennó, Fernando Augusto e Frederico Câmara, por si só, justificam uma visita mais demorada.

RESUMO HOJE - A promoção do HOJE EM DIA, sob nossa curadoria, continua em cartaz de terça a sexta-feira, das 12 às 19, e no sábado (último dia, última chamada), das 9 as 12 horas, no Anexo Professor Francisco Iglesias da Biblioteca Pública Estadual (Rua da Bahia, 1.889, Praça da Liberdade). Visitas guiadas: quinta e sexta, às 16, 17 e 18 horas. No sábado, às 9h30 e 10h30 da manhã. Apoio cultural de Mauro Tunes Júnior, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Superintendência da Biblioteca Pública/Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte (ABCA-AICA).Home Page: www.morganmotta.com. E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


08.05.2007