Destaque das artes na cidade





FOTOS: DIVULGAÇÃO


1 - Escultura de Humberto Inchausti

2 - Pintura de José Maria Ribeiro


Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS


O Espaço da União Israelita Brasileira, Unic, vai abrigar a partir do próximo dia 18 coletiva que vai reunir de uma vez só propostas da família do professor e pintor José Maria Ribeiro, sua esposa Fátima Inchausti e dos filhos Humberto Inschausti e Iara Ribeiro. Fazendo "pendant" com a família Ribeiro Inchausti, o que há de mais recente de conceituados nomes de gerações diferentes: Júlio César Coelho, Mário Mariano, Noêmia Motta. Gina Celeghini e Yara Tupinambá. A coletiva tem curadoria do diretor-presidente do Espaço Unic, Jacques Ernest Levy. Por sua vez, a mostra "Banquete Surreal" de Fernando Vignoli inaugurada no fim de semana, pode ser visitada de segunda às sextas (visitas agendadas por ser endereço particular do médico e colecionador Jaime Moraes). São os destaques maiores em artes na semana.

Na sequência do seu Calendário 2010, a coletiva "Artes nas Gerais" vai ter vernissage na terça feira da próxima semana, com propostas do que há de mais recente de suas respectivas produções: o casal José Maria Ribeiro e sua mulher Fátima Inchausti e dos filhos Humberto e Yara Ribeiro.

José Maria, retratista e paisagista ultra conceituado, com pinturas que transmitem lirismo e poesia através de cores quentes e alegres, enquanto que nas aquarelas de Fátima saltam aos olhos suas aquarelas, cujas composições foram criadas com inspiração em fachadas e vitrines da França. Por sua vez os filhos Humberto e Yara, respectivamente com esculturas que nos remetem a personagens míticas, que dão leveza e movimento ao metal com relação suas escolhas tridimensionais, sendo que Yara, já bastante conhecida na pintura com seus "portraits", com gravuras em metal criadas especialmente para a coletiva. À exceção da criadora de esculturas e objetos Gina, os demais expositores todos eles trafegando pela pintura dispensam maiores apresentações.


Minas é minha pequena aldeia

Júlio Cesar Coelho pinta marcas recorrentes ao que o tempo e a vida deixaram pra trás, como por exemplo, casas, objetos, pessoas, enfim, espaços que vivenciamos e habitamos segundo ele. Mario Mariano sem às influências iniciais de Di Cavalcanti, ao que parece, encontrou linguagem própria com suas gafeiras e mulatas. Noêmia Motta com seu poder de síntese apresenta fase nova que paira nos limites da depuração e simplificação. Uma grande virada em sua carreira. Finalmente, Yara sem se desligar por completo dos seus murais e painéis que ultrapassam os 92 criados até o início deste ano, justifica seu depoimento: "Minas é minha pequena aldeia, de onde extraio raízes populares, a cultura erudita, a geografia e as tradições do povo, que vão permanecer em meus quadros. São marcas da trajetória traçada ao longo de meu caminho, na busca de um diálogo fraterno com o público".


Banquete surreal segundo Vignoli

O irrequieto e experimental Fernando Vignoli, que não perde oportunidade para inovar e renovar, realizou no fim de semana exposição recheadas de perfomances - chefs de cozinha, a cantora Vanessa Fallabela, DJs. Mostrou há de mais recente de sua carreira. Depois de exposições nos Estados Unidos em casa (na mansão do norte americano Harvey Oxemberg, no iate do milionário indiano Victor Ozery e também no endereço de Washington do escritor John Hooker, figurinha carimbada na galeria Vignoli emSag Habor, nos Hamptons .

Fernando Vignoli. Residência do colecionador e empresário Jaime Morais. Rua Aloisio Leite Guimarães, 405, no Belvedere. Visitas agendadas através dos fones (31) 99828834, ou então, (31)2127-4711. T trata-se de endereço particular .

Espaço Unic, a partir do dia 18, , às 20 horas. Rua Pernambuco, 326. Funcionários. De segunda à sexta das 10 às 21 horas. Sábados, de 10 às 13 horas. Até o dia 27 de maio.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


10.05.2010