ARTES VISUAIS - MORGAN DA MOTTA(*) - VISUAIS: 10.10.2015

DESTAQUES DE OUTUBRO E NOVEMBRO

NO PERÍODO OUTUBRO-NOVEMBRO, os destaques maiores estão no Circuito Praça da Liberdade, respectivamente A GRAVURA NORUEGUESA CONTEMPORÂNEA, na Casa Fiat de Cultura, ESCULTURAS & INSTALAÇÕES DE LELLA CASTELO BRANCO, no MEMORIAL MINAS GERAIS VALE e, finalmente VERSOS DE MORTE EM TINTA NEGRA PARA AUGUSTO DOS ANJOS de Fábio Martins e Luís Matuto, na Galeria Paulo Campos da Biblioteca Estadual Luiz de Bessa.

POR FIM, POR QUE recomendamos com entusiasmo? A COLETIVA NORUEGUESA corresponde a um dos recortes mais expressivos da gravura contemporânea daquele país. Por sua vez, a reprodução da pintura O BEIJO de EDUARD MUNCH (leia-se o mesmo autor de O GRITO), por sí só, sem dúvida, é uma oportunidade rara.

A GRAVURA EM QUESTÃO

VOLTANDO ÀS XILOGRAVURAS, os jovens Luís Matuto e Fábio Martins são, de fato, duas surpresas pelo tema e acabamento técnico. Trata-se da série em homenagem à Augusto dos Anjos.

LELLA: ESCULTURAS & INSTALAÇÕES

LELLA CASTELLO BRANCO, nascida no Rio de Janeiro, que vive e elabora suas propostas desde 1988 em Londres, surpreende pelo conjunto da obra, principalmente pelas instalações e escolha das diferentes mídias e materiais. Destaque maior: a instalação Chains pronta para ela participar de qualquer bienal internacional. Voltaremos a novos comentários, ou seja, antes do encerramento em novembro. A propósito, a artista desde já foi convidada a integrar uma das novas edições DO TRIDIMENSIONAL NA ARTE CONTEMPORANEA, sob nossa curadoria.

O Padre do artista norueguês DOLK

Correntes de LELLA CASTELLO

(*)Morgan da Motta é jornalista, cineasta e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA – órgão da UNESCO – PARIS.BLOG: www.morganmotta.com e e-mails: mmotta@morganmotta.com e contato@morganmotta.com.