Palácio das Artes acolhe obras de Le Corbusier



FOTO: PAULO LACERDA


Em cartaz: o homem como inspiração às reflexões e avanços referentes à criação de planos urbanos




Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS


Em comemoração ao Ano da França no Brasil, o grande destaque em BH é a mostra do arquiteto Le Corbusier no Palácio das Artes. "Le Corbusier _ Entre dois mundos" resulta num recorte da carreira e da obra do conceituado arquiteto e artista francês Charles Edouard Jeanneret, mundialmente conhecido como Le Corbusier. Através de maquetes, desenhos, pinturas, colagens, litografias, esculturas, tapeçarias e textos, temos diferentes facetas dos últimos 20 anos (1945 a 1965) do dublê de arquiteto e artista plástico.

Muitos estudiosos situam Le Corbusier como um dos grandes pensadores do modo de viver moderno. Essa visão pode ser conferida, por exemplo, na concepção de moradias em grande escala e no design de seus projetos. A referência para seu trabalho sempre foi o homem, influência que absorveu desde o início de sua carreira, na época em que viajou para Atenas e estudou as grandes construções daquela cidade. Seus projetos sempre levaram em consideração a funcionalidade. É dele a criação do termo maquina de morar, se referindo à casa funcional sintonizada com os avanços da indústria e, por extensão, do ambiente tecnológico. Outra grande contribuição são as reflexões e avanços referentes à criação de planos urbanos. Suas ideias exerceram grande influência no urbanismo do século XX em várias partes do mundo. "O Brasil é um desses lugares acolhedores e generosos que gostamos de poder considerar como amigo", dizia o artista. A mostra "Le Corbusier _ Entre Dois Mundos" é cartaz até o dia 7 de dezembro, podendo ser visitada diariamente; aos domingos, de 16 às 21 horas.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


10.11.2009