Trio em harmonia

FOTOS: DIVULGAÇÃO - JÚLIOHUBNER/SÉRGIO COELHO

1 - Exemplo de escultura da nova safra de FátimaSantiago, que apresenta o que há de mais recente de sua criação em interface como espaço urbano

2 - Mais um dos trabalhos n amostra da escultora Fátima Santiago, que integra coleções de destaque, caso do acervo do colecionador Delcyr Antônio da Costa

3 - Obra de Eloiza Trindade: mote às esculturas figurativas, na sua maioria cabeças, bustos e figuras humanas isoladas e conjugadas, valorizando todo o ambiente da galeria

4 - Um exemplo da criação de Maira Martins: preferência pelo mármore reconstituído e o bronze entre os materiais recorrentes a alguns dos conhecidos nomes da arte moderna



Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS


A junção de três individuais na galeria do Minas II resulta em tríplice mostra de Fátima Santiago, Eloiza Trindade e Maira Martins, que trafegam pelo tridimensional em nível de esculturas. Fátima, escultora contemporânea, apresenta o que há de mais recente de sua criação em interface com o espaço urbano.

Trata-se de esculturas de porte médio e monumentais.Utilizando de novas mídias, ela elabora suas propostas essencialmente em aço USI-SAC-300, em contraponto com aço Inox, criando novos cenários e ampliando espaços. Suas propostas abrem a coletiva, ou seja, estarão em display à entrada nos jardins do Minas II desdobrando-se pelo hall.
Por sua vez, ocupando toda a galeria, Eloiza Trindade e Maira Martins, fazendo “pendant” com os vazados recortados e dobrados da escultora Fátima, tem como mote esculturas figurarativas, na sua maioria cabeças, bustos e figuras humanas isoladas e conjugadas. As duas têm por preferência o mármore reconstituido e o bronze recorrentes a conhecidos nomes da arte moderna e contemporânea.
Voltando a Fátima Santiago, ela integra conceituadas coleções, como por exemplos, dos colecionadores Delcyr Antonio da Costa, Paulo da Terra Caldeira, Anita Uxa e Ramaya Vallias entre outros, tendo sido destaques nas diferentes edições do Universo do Colecionador, um dos módulos do “Resumo Hoje”, sob nossa curadoria há mais de 40 anos.
A mostra “Arte e Formas”reúne Fátima Santiago, Eloiza Trindade e Maíra Martins no Minas II, diariamente, de 8 às 22 horas, até o dia 25, na sede da entidade na Avenida Bandeirantes.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


13.04.2009