Arte para todos os gostos


FOTOS: DIVULGAÇÃO-MM/CRISTINA MONTHEIRO/ARQUIVO HD

1 - Anita Uxa e sua filha e curadora da coleção, Marinela: destaque na tradicional mostra “Resumo HOJE”, a partir de quinta-feira

2 - Flor em cerâmica de Ana Paula Lanari, inspirada na delicada e milenar produção artística originada na China

3 - Jóia da coleção de Regina da Costa,um dos destaques da exposição que reúne artistas brasileiros e de outros países




Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS

O destaque maior da semana é o vernissage do Resumo HOJE, promoção do HOJE EM DIA sob curadoria do titular deste espaço. A abertura acontece na quinta-feira às 19h30, para convidados, e no período de 19 de dezembro a 24 de janeiro estará à disposição do público. Outro destaque é a coletiva de designers de jóias, artistas nacionais e internacionais, amanhã, na Galeria de Arte e Antiquário Objeto Singular.

Em termos de exposição individual, teremos “Pós-China”, da ceramista Ana Paula Lanari, na sexta-feira, dia 19, de 9h30 às 11h30, incluso bate-papo com a artista na sala Antares, no hall do hotel Mercure. O Resumo HOJE terá três módulos distintos: “O Universo do Colecionador”, com um recorte da coleção particular de Anita Uxa; “Artistas Convidados – Talentos Emergentes”, reunindos propostas recentes dos artistas Joana Vilela Marquez (pinturas), Mário Rufino Tomaz (esculturas e instalações), Margarida Campos (gravadora com gravuras), Fred Pena (Esculturas) e Marcelo Prates, nosso colega no HOJE EM DIA (fotografias premiadas internacionalmente e em nível de instalações); finalmente, o “Acontecimento Artístico Cultural do Ano”, homenageando o empresário e colecionador Mauro Tunes, pela inauguração do Museu Inimá de Paula que teve nele o patrocinador-mecenas único. O Resumo HOJE fica em cartaz na Rua da Bahia, 1201 (em frente ao Monumento ao compositor Rômulo Paes) do dia 19 de dezembro a 24 de janeiro no Museu Fundação Inimá de Paula, inaugurado em março. Fechando o cardápio artístico na semana, teremos na terça- feira na Galeria e Loja de Antiguidades Objeto Singular, jóias de designers mineiros, brasileiros e internacionais. Além de criações da proprietária da coleção particular Regina da Costa, lá estarão em display Myrian Haskell, Janny, Kramer, Calder, Giovannini, Matine, Olga Piria, Burle Marx, Erté, Matisse, Suzette Kischnef, Amilcar de Castro, Angelo Pignataro, Nina Ricci, Catherine Deneuve entre outros. Sem dúvida, um prato cheio para àqueles que tem interesse para jóias artísticas em nível de criações do autor ou jóia do autor se prefere, conforme destaca no texto do catálogo o colecioador e psiquaitra Delcyr Antonio da Costa, marido da criadora de jóias e dona da coleção particular Regina. A coletiva da coleção de jóias de artistas nacionais e internacioais, a ter vernissage amanhã, de 19h30 às 22h30 horas, na Rua do Ouro, 582, na Serra. Encerrando o leque das exposições, vem aí Ana Paula Lanari, a ceramista, com sua indcvidual Pós-China. No mês de julho deste ano ela visitou durante 15 dias, a cidade chinesa de Jindezhen, conceituada como capital mundial da cerâmica e da porcelana na China. Há mais de dez séculos é conhecida pela sua variedade, formato e ornamentação, mas, sobretudo pelas características incomparáveis com os temas como flores, pasarros, montanhas, crianças e elementos budistas. Lá, visitou ateliês de artistas, fábricas, galerias bemcomo a China Academy of Arts, nacidade de Janghzou, tendo oportunidade de travar conhecimento com o professor Wu Hu, precursor cerâmica dita contemporânea chin.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


15.12.2008