ARTES VISUAIS - MORGAN DA MOTTA(*) - VISUAIS: 16.01.2014

RESUMO 2013: DESTAQUES DO ANO PASSADO

HOJE, publicamos o módulo DOIS dos DESTAQUES NAS ARTES VISUAIS. A PROPÓSITO, o MÓDULO INICIAL foi publicado no dia 30 de dezembro. Daí, checar a máteria do dia 30/12/2013 para se ter uma ideia “au grand complet”. Voilá...

PUBLICAÇÃO CULTURAL DE 2013: jornal O TEMPO, através do Caderno Magazine e do roteiro cultural Fim de Semana. Todas as duas publicações, sem dúvida, IMBATÍVEIS nos últimos anos. Daí, nossos cumprimentos aos seus editores e à bem afinada equipe. Algo semelhante no país apenas através da Folha de São Paulo com seu caderno Ilustrada e roteiro de fim de semana. Por outro lado, não sei se foi um lapso nosso ou do nosso "web-designer", deixou de ser publicado a individual de Mauro Silper, tanto na Galeria Beatriz Abi-Acl, bem como na Galeria do Museu Histórico Abílio Barreto.

Capa do Roteiro Fim de Semana de O Tempo

Proposta de Iberê Camargo na Coletiva Poéticas Visuais que fica em cartaz no Museu Inimá de Paula até o dia 26 de janeiro.

Proposta de Ivan Serpa na Coletiva Poéticas Visuais que fica em cartaz no Museu Inimá de Paula até o dia 26 de janeiro.

Por fim, galeristas mineiras foram muito bem representadas nas feiras do eixo Rio - São Paulo. Foram elas: Beatriz Abi-Acl e Beatriz Lemos de Sá. A primeira, destaque maior na Parte - Feira de Arte Contemporânea (Paço das Artes in Sampa). Por sua vez, Beatriz nos representou muito bem tanto na Feira Art-SP como na excepcional feira de arte contemporânea no Pier do Rio de Janeiro, na vizinhança do mais novo museu do Rio dedicado à arte moderna e contemporânea: o MAR.

ENFIM, como fazemos há mais de 50 ANOS hoje, completamos o RESUMO 2013, que é mais do que uma retrospectiva, no entanto, um resumo dos mais abrangentes que começou na Reitoria da UFMG, GRANDE GALERIA, com suas itinerâncias no Museu de Arte da Pampulha, Grande Galeria Palácio das Artes e nos museus Mineiro e Inimá de Paula com seus tradicionais módulos: artistas emergentes, exposições do ano e O Universo do Colecionados que destacou entre outras coleções dos casais Delcyr Antônio da Costa, Carlos Perktold, Ramaya Vallias, bem como Celma-Renan Alvim e do “bachelor” Paulo da Terra Caldeira.

(*)Morgan da Motta é jornalista, cineasta e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA – órgão da UNESCO – PARIS.BLOG: www.morganmotta.com e e-mails: mmotta@morganmotta.com e contato@morganmotta.com.

UM MUITO FELIZ 2014 À TODOS NOSSOS AMIGOS DO METIER ARTÍSTICO.