Cores de um sonho real

FOTOS: FARID AUN/DIVULGAÇÃO

Pintura de Elaine Tassini em Ouro Preto e obra de Bruno Giorgi no leilão da galeria Errol Flynn


Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS


A individual de Elaine Tassini na Casa dos Contos, em Ouro Preto, um dos mais amplos e belos monumentos do Barroco mineiro, apresenta o que mais recente da produção da artista. O foco central é o alcance do real, do fragmento da realidade e da possibilidade de uma dia permear o inconsciente da expressão onírica.

Glauco Morais, curador do espaço e seu ex-professor através do seu Ateliê Livre, assim escreve no catálogo: “A partir de estudos formais, a artista pinta seus sonhos baseados numa realidade e não numa fantasia. Por isso, sua obra agrada a fundo ao espectador. Artista barroca, figurativa, expressionista e contemporânea, atingindo graus no simbolismo e ao mesmo tempo no fauvismo, ela não se atém a padrões formais da figuração ou da abstração.Lança mão dos recursos e ferramentas dessas abordagens alcançando resultados surpreendentes”.
Inaugurada na semana passada, no Casa dos Contos (Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, à Rua São José, 12, Ouro Preto), a mostra pode ser visitada até 2 de abril.
Mudando de assunto, estamos em plena “saison” dos Leilões. A temporada foi iniciada na semana passada pela Galeria Rugendas de Victor Braga.
O desta terça é promoção do marchand Errol Flynn e sua galeria de arte, que marca o início das comemorações relacionadas aos dez anos de fundação e funcionamento no mercado de arte belo-horizontino e há cinco anos no Distrito Federal.

O Leilão da Galeria Errol Flynn vai ser a partir de 20h30 horas de amanhã, terça-feira, na Rua Alagoas, 977, na Savassi.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


16.03.2009