VISUAIS - Nova edição do “Resumo HOJE”, promovida pelo jornal HOJE EM DIA, reúne o mais representativo nas artes contemporânea e brasileira do ano passado


Arte renovada



1- CARLOS GOULART brinca e cria animais conjugados e fragmentos
com material inusitado

2 - ELOÍSA ETELVINA: gravuras sobre suportes inesperados

3 - OS SIGNOS em acrílica sobre tela de Sandra Lima

4 - OBRA de Elton Lúcio: nova releitura do hiperrealismo

5 - BINHO BARRETO: traço pessoal




Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS

O que há de mais representativo nas artes contemporânea e brasileira estará à disposição do público de Belo Horizonte, a partir da noite de hoje, na já tradicional mostra Resumo HOJE, que fica em cartaz na Biblioteca Pública Pública Estadual Luiz de Bessa,. A exposição é promovida pelo jornal HOJE EM DIA, sob a curadoria deste crítico e tem o objetivo de realçar as produções individuais e coletivas que mais se destacaram nas artes visuais em 2006. O módulo “O Universo do Colecionador» traz a assinatura de Tadeu Bandeira. Já o módulo “Talentos Emergentes» convida os artistas Binho Barreto, Carlos Goulart Lima, Eloísa Etelvina, Elton Lúcio e Sandra Lima e Silva. Na Exposição do Ano, mostra coletiva itinerante, o Tridimensional na Arte Contemporânea, que abriu na Grande Galeria da Telemar (atualmente Oi) e foi vista no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (Mac-Usp), em São Paulo e, encerrou sua itinerância no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga.


Quem é quem

Carlos Goulart de Lima, revelado na mostra individual “Insetos e Aracnídeos”, no Museu de Ciências Naturais da PUC, trafega pelo tridimensional, utilizando pedaços de arame e até cobre, brincando e criando animais conjugados e fragmentados. Sua arte não brota por acaso. Mais que um dom, é a necessidade de expressão.
Kleber Barreto, artisticamente Binho Barreto, nascido em Belo Horizonte, em 1974, iniciou seus estudos em 1990, no INAP, onde fez os curso de desenho, desenho artístico e publicitário. Dali, partiu para a Fafi (hoje UNI-BH) e cursou Publicidade e Propaganda por dois anos e meio. Também estudou Filosofia na UFMG, por dois anos, concluindo seus estudos em artes plásticas na Fundação Escola Guignard. Como artista plástico, a maior conquista de Binho Barreto foi aperfeiçoar uma linguagem única, com traço pessoal e original. Versátil, explorou o grafite por vários anos, tendo sido revelação não só como expositor (“American Graffiti”, no Palácio das Artes e “4ª Mostra de Graffiti de Santo André”, em SP), mas também como ilustrador e arte finalista. Atualmente, vive e cria em São Paulo.
Eloisa Etelvina Fonseca, nascida em Belo Horizonte em 1981, graduada em Gravura e em Desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG, bolsista do Programa de Indicação à Docência) apropria-se de ambientes e móveis. Acrescenta suas gravuras nos mais variados suportes: na base da instalação, nos livros, alcançando o conceitual atrelado à instalação.
Elton Lúcio destaca-se com suas mega pinturas, fazendo numa releitura do hiperrealismo dos anos 80 em nível contemporâneo. Já a artista plástica Sandra Regina dos Reis Lima e Silva faz a seguinte observação sobre suas propostas: “Tudo o que me impressiona ou desperta minha curiosidade serve como pano de fundo para iniciar o trabalho, bem como dar título à obra. Transformo o assunto escolhido em signos, posteriormente utilizo recortes sucessivos sobre a tela com máscaras recortadas manualmente. Toda a vivacidade da obra é expressa eom cores fortes, quase puras”.
Estes artistas representam as novas gerações, com suas pinturas, desenhos, objetos e instalações. Suas obras estão relacionadas numa vertente significativa da arte contemporânea. É uma antevisão da arte contemporânea na próxima década.

Resumo HOJE 2006. Promoção do HOJE EM DIA. Biblioteca Pública Pública Estadual Luiz de Bessa - Anexo Professor Francisco Iglesias (Rua da Bahia, 1889). abertura para convidados hoje. Em cartaz até 11 de maio. Visitas de segunda à sexta-feira, das 12 às 19 hora,s e aos sábados das 9 às 13 horas.


Continuação (Clique aqui)

(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte (ABCA-AICA).Home Page: www.morganmotta.com. E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br

16.04.2007