VISUAIS

Coletivas na Lemos de Sá x na Juçara Costta são os destaques maiores em artes na semana



FOTOS: DIVULGAÇÃO

1 - Sem título, óleo sobre tela de Rodrigo de Castro

2 - Sem título, ferro e pano de Marcos Benjamin

3 - Da esquerda para a direita Castaño, Lazzarini, Sérgio Vaz, Miguel Gontijo, Juçara Costa, Leandro Gabriel, Ângelo Issa e Lucia Kubitschek



Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS


Depois dos feriados são apenas duas mostras coletivas em Artes na Semana. A primeira, na Lemos de Sá Galeria de Arte no Jardim Canadá. A segunda "Entre Amigos" na Juçara Costta Espaço de Arte, na Serra, onde por mais de uma década funcionou o elegante Restaurante Favela. Enfim todas as duas, respectivamente na sexta-feira e no sábado resultam nos destaques maiores em termos de artes visuais e, por extensão ditas contemporâneas... A seguir "quem é quem" nos dois eventos.


Coletiva do sábado

Decorridos alguns anos do falecimento de Celso Renato e Amílcar de Castro, tal proposta teria necessariamente que obedecer a outros parâmetros. 2 X Minas X 2 apresentará obras dos artistas Amílcar de Castro, Manfredo de Souzanetto, Marcos Coelho Benjamin e Rodrigo de Castro, este último filho do Amílcar. Visa antes de tudo, realçar o profundo complexo existencial do Homem e da Cultura Mineira.A coletiva teve início na Galeria Brotas, em Vitória.Agora, na Lemos de Sá no Jardim Canadá em Belo Horizonte inicia sua itinerância , sendo posteriormente exibida respectivamente na Galeria Referência (Brasília) e na Galeria Paulo Darzé (Salvador).
Catálogo com apoio cultural da Bravo Arquitetura, com 72 páginas, mostra todas às obras com texto do dublê de artista plástico e poeta Márcio Sampaio, que dá ênfase não só a conjuntura cultural onde a arte produzida por todos os artistas se insere, mas também a particularidade desta produção. Enfim, são desdobramentos dos movimentos neoconcreto e construtivistas a partir do modernismo englobando a arte contemporânea. Por fim, são esculturas, objetos fechando o circulo com pinturas de Manfredo e do Rodrigo.

- Programada para ser inaugurada no sábado, dia 20 de novembro, das 11 às 16 horas, na Avenida Canadá 147 – Bairro Jardim Canadá ficará em cartaz até o dia 20 de janeiro de 2010. Recomendamos com entusiasmo.


Sexta-feira, na Serra

Sob o título "Entre amigos", inaugura no dia anterior – sesta-feira às 19 horas, coletiva na Juçara Costta Espaço de Arte. Reúne propostas recentes dos amigos maiores entre eles como por exemplo, Juçara Costa, a dona do pedaço, seus fiéis amigos e seguidores Miguel Gontijo e Ângelo Issa. A propósito, os demais integrantes com desenhos, pinturas são Orlando Castaño, J.B. Lazzarini, Sérgio Vaz Guedes e Lúcia Kubitschek. Na sua maioria, ligados por um elo em comum: se ainda não realizaram individuais na VM Mannesmann, estão no cardápio do próximo ano. Afinal de contas, Miguel Gontijo e Ângelo Issa são para uns os curadores fixos, ou então, para outros uma espécie de "eminências pardas"... Já pensou quando o espaço for transferido para o antigo Cine Brasil... no que vai acontecer??? Em tempo: ficam em cartaz até dia 16 de janeiro de 2011, à Rua Pouso Alto, 199, na Serra. Na sexta-feira vai ser apenas para convidados especiais do vernissage... Leandro Gabriel, mais uma vez, apresenta esculturas monumentais elaboradas a partir de resíduos industriais. Por fim, dia 6 de dezembro, promete exposição com propostas mais recentes, na Galeria da Biblioteca Publica de Minas Gerais, na Praça da Liberdade.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco - Paris.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mails: contato@morganmotta.com e mmotta@morganmotta.com

A partir de 5 de novembro aguardem outro e-mail e, em breve, aguardem MM no TWITTER


16.11.2010