De mãe para filha


FOTOS: DIVULGAÇÃO/PAULO LABORNE

DESTAQUES: “Retrato com Felipe” (1) e “Retrato com Índia” (2), de Leonora Weissmann; pintura e caricatura (3) de Selma Weissmann e fotografia (4) de Paulo Laborne




Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS

A mostra individual de Leonora Weissmann, revelada através de uma das edições do Resumo HOJE, acaba de inaugurar a nova sede da A.M. Galeria de Arte, da galerista Angela Martins. Na nova fornada ela traz pinturas monumentais, trafegando pela paisagem e o retrato. Nada convencional, ela explora à exaustão a própria imagem e dos amigos e familiares, os que fazem parte do seu dia-a-dia.
Filha dos vanguardistas dos anos 70 Selma Weissmann e Manoel Augusto Serpa de Andrade, na maioria das vezes ela explora o hiper-realismo. No entanto, trafega também pelo expressionismo, ou seja, elevando seus portraits, auto-retratos versus paisagens, à pintura contemporânea.
Enfim, o objetivo principal da mostra na A.M. Galeria de Arte - que mudou da Savassi para o bairro dos Funcionários - é refletir sobre a transformação do conceito dos retratos e auto-retratos no século XXI.
Voltando à família Weissmann, Selma Weissman, mãe de Leonora, tem vernissage às 20 horas da próxima quarta-feira, na Pequena Galeria, no Teatro Cidade. Selma, professora e artista, é dona de extensa produção em termos de pinturas, desenhos e caricaturas.
A mostra individual programada visando recolocar aquele excelente espaço underground na mídia, sintetiza o que há de mais recente na produção da Selma, inclusas algumas caricaturas e pinturas inéditas. Por outro lado, demonstra, antes de tudo, a paixão da artistas pelas charges, desenhos e pinturas, praticamente desenhos pintados, em nível de arte contemporânea. Vale a pena ver de novo.
Mudando de assunto, o calendário do segundo semestre continua recheado. Daí, vamos às próximas atrações de Artes Visuais na Semana (no decorrer desta e da próxima)...
O fotógrafo mineiro Paulo Laborne abriu quarta-feira, dia 12, em Buenos Aires, a mostra de fotografias da série Irak, com a presença do prêmio Nobel Adolfo Perez Esquivel. A promoção é da Embaixada do Brasil na Argentina e o local vai ser o mais britânico de todos os hotéis da Argentina: o Claridge Hotel.
Bastante atuante na área da fotografia contemporânea, na sua maioria em preto-e-branco, depois de Buenos Aires, sob o lançamento da Unesco no Rio de Janeiro e em São Paulo, ele vai ter fotos suas no livro “Arquitetura na Formação do Brasil” que, entre outras ilustrações, tem fotos de autoria de Laborne como atração à parte.
Por sua vez, em outubro, a Fundação Conrado Wessel realiza no Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, exposição das 50 melhores fotos de publicidade publicadas no Brasil em 2006 e, pelo quinto ano consecutivo, com fotos do Paulo Laborne.
E Belo Horizonte vai conhecer a grande exposição “Isumavut - a arte de nove mulheres do Ártico Canadense”, com propostas de artistas mulheres da comunidade inuit (povos aborígenes do Canadá que compõem os chamados esquimós).
A mostra itinerante, que já passou por Brasília e Rio de Janeiro e, em 2008, vai ser exibida em São Paulo, reúne gravuras, esculturas, pinturas e desenhos que retratam a vida, os costumes, os mitos, o território e as tradições dessa comunidade. Abertura dia 25 de setembro, no Museu de Artes e Ofícios.
A propósito, Isumavut, no idioma inuit, quer dizer “nossos pensamentos”. Finalmente, dia 19 de setembro, exposição individual de Nelson Felix, que é um dos representantes do Brasil na Bienal de Veneza, que fica em cartaz até o dia 21 de novembro.

Leonora Weissman - NA A.M. Galeria de Arte (Rua Cláudio Manoel, 155, Loja 4, Funcionários). Visitas de 10 às 19 horas, de segunda a sexta, e de 9 às 14 horas, aos sábados. Até o dia 20.
Selma Weissmann - Pinturas, desenhos e caricaturas. Na Pequena Galeria do Teatro da Cidade (Rua da Bahia, 1341, Lourdes). Vernissage quarta-feira, de 20 às 22 horas. Visitas de 14 às 19, de segunda a sexta. Até dia 19 de outubro.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte (ABCA-AICA).Home Page: www.morganmotta.com. E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br

17.09.2007