Tradição e novidade à mostra


FOTOS: TONINHO ALMADA

1 - Fred Pena, Margarida Campos, Mário Rufino, Joana Vilela Marquez e Marcelo Prates, do módulo “Talentos Emergentes”

2 - Grande painel sobre pranchas, trabalho idealizado pelo premiado fotógrafo mineiro Marcelo Prates

3 - Painel pintado pelo artista Mário Rufino, um dos destaques do módulo “Talentos Emergentes”



Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS

A nova edição do “Resumo HOJE”, promovida pelo jornal HOJE EM DIA e a mais tradicional mostra da capital, reúne no Museu Inimá de Paula um painel importante da arte contemporânea brasileira e internacional.

O “Resumo”, que será aberto ao público amanhã,tem curadoria deste crítico e objetiva realçar as produções individuais e coletivas que mais se destacaram nas artes visuais no decorrer do ano.
O módulo “O Universo do Colecionador” traz um recorte da coleção de Anita Uxa.
O módulo “Talentos Emergentes (Artistas Convidados)” reúne propostas de Fred Pena (escultor), Joana Vilela Marquez (pintora), Margarida Campos (gravadora), Mário Rufino Tomaz, com esculturas e megapinturas, e Marcelo Prates e suas mega-fotografias sobre pranchas.
Fred Pena, que assina esculturas e objetos, além de explorar a linguagem dos aramados, acrescenta gadgets (leia-se apetrechos) como botas e capacetes utilizados por operários da construção.
Margarida Campos apresenta conjunto de gravuras às quais utiliza a técnica de xilogravura, realizando uma montagem em nível de instalação.
Joana Vilela Marquez, graduada em Publicidade e Propaganda, oferece pinturas em pequeno e grande porte em que explora o expressionismo com referências de um Modigliani.
Mário Rufino Tomaz, artisticamente Mário Rufino, com suas esculturas realistas e a megapintura, quase um painel, mostra o resultado da pintura elaborada com aerosol e outros produtos, o que nos remete a estética da pintura grafitti.
Por sua vez, Marcelo Prates, editor de fotografia do HOJE EM DIA, nas últimas décadas dezenas de vezes premiado por seu trabalho fotojornalístico no Brasil e no exterior, principalmente na Alemanha e no Japão.
Apaixonado pela manifestação da natureza em contraste com o ambiente urbano, Prates é outro que explora de maneira inusitada a megafotografia sobre pranchas, nesse caso sob forma de intervenções urbanas no registro de postes e fios elétricos, simbolizando a poética da grande cidade.
No catálogo, assim escrevemos: “O Resumo HOJE” visa, antes de tudo, dar o realce merecido àqueles que mais se destacaram nas artes visuais em 2008.
São Instituições, equipes e personalidades independentes como a colecionadora Anita Uxa, destaque do ano por seu acervo artístico muito particular.
O Museu Inimá de Paula, através de seu diretor-presidente Mauro Tunes, é agraciado como Acontecimento Artístico Cultural do Ano (o espaço foi inaugurado em março último).
Enfim, temos, mais uma vez, um recorte expressivo da arte contemporâne mineira e, por extensão, brasileira e internacional.
A promoção do HOJE EM DIA, que chega aos 20 anos de realização, conta com apoio do Museu Inimá de Paula, Mauro Tunes, Super Nosso, Zigma, VBR Artes Gráficas e lei municipal de incentivo à cultura.

“Resumo HOJE” _ No Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201). Às terças, quartas e sextas, de 10 às 19 horas; às quintas, de 10 às 21 horas; aos sábados, de 10 às 18 horas. Até 24 de janeiro.


Leia mais sobre o Resumo Hoje:
Anita Uxa empresta o seu precioso acervo


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


18.12.2008