Anita Uxa empresta o seu precioso acervo


FOTOS: TONINHO ALMADA/REPRODUÇÕES

Sala Anita Uxa, Museu Inimá e painel de Marinela Uxa



Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS

O módulo “O Universo do Colecionador”, que apresenta recorte da coleção de Anita Uxa, da mesma forma que nas edições anteriores revela preciosidades de colecionadores que não se importam de compartilhar suas coleções com o público em geral. Sem dúvida, bastante estimulante o módulo do “Resumo HOJE”, e teremos destaques em esculturas com trabalhos de vários artistas absolutamente consagrados. <EM>São obras de de Ascanio Maria Maria, Pietrina Checacci, Mário Cravo Neto, Fátima Santiago, Ricardo Carvão Levy, Domênico Calabrone, Moriconi e Marinela Uxa.

Antes de iniciar a série das pinturas, gravuras e demais propostas em técnica mista gostaria de esclarecer que, pelos altos custos de seguros, deixamos de apresentar Salvador Dalí, Pablo Picasso, vários italianos que foram premiados na Bienal Internacional de São Paulo, ou seja, quando a bienal paulista premiava. Daí, vamos às pinturas: Inimá de Paula, Luiz Henrique Vieira, Angel Carretero, Nelo Nuno, Nerici, Marília Gianetti Torres, Celso Renato de Lima, Pietrina Checacci, Marinela Uxa com poliptico, Leonello Berti e Maria Polo.Em termos de objeto, Osmar Dillon e seu trabalho em acrílico com paisagens e sub-paisagens. Sem dúvida, o destaque maior.
Finalmente em termos de gravuras, vejam: Yara Tupinambá, Bertolini, Marcelo Grassmann, Rubens Gerchmann...
Com relação a desenhos e pastéis Maria José Fonseca, Liliane Dardot, Fernando Cardoso, Fernando Pacheco, Inimá de Paula, João Alberto Azevedo, Pomodoro.
Voltando às gravuras: Misaebell Pedrosa, Isabel Pons, Valdelice Neves (gravuras sobre chapas de zinco) e dois excepcionais pasteis de Assia Busirili Vici com retrato de Ricardo, Antonio e Caterina e um retrato oval da colecionadora Anita Uxa. Ainda entre os de técnica mista, Abelardo Zaluar se faz presente com uma das fases mais premiadas na década de 60.
Incluindo esta, que é a 42a edição do “Resumo”, o módulo “Universo do Colecionador” contou com acervos das coleções de Regina-Delcyr Antônio da Costa, Paulo Terra Caldeira, Renam e Celma de Faria Alvim, Marília-Raul Lagos Cirne, Cristiane e Ramaya Vallias, Iris e Eduardo Janot Pacheco, Marcos Vieira e Tadeu Bandeira.
Com relação ao “Acontecimento Artístico Cultural do Ano”, recomendamos visitar o acervo do Museu Fundação Inimá de Paula, desde o Museu Virtual no andar térreo, preciosidades no mezzanino e no segundo andar, incluso o ateliê do artista numa concepção do historiador e curador Júlio Martins.
Daí, visite o “Resumo HOJE”, no terceiro andar, e em seguida visite todo o museu,terminando no museu virtual e café no andar térreo.Museu Inimá de Paula, o antigo prédio do Cine Guarani e Clube Belo Horizonte restaurador pelo arquiteto Saul Vilela, uma referência em nível de restauração no Brasil e no exterior.

“Resumo HOJE” _ A partir de amanhã, dia 19, e até o dia 24 de janeiro. Para visitas guiadas, agendar de 13 às 18 horas pelo telefone 3213 4320.


Leia mais sobre o Resumo Hoje:
Tradição e novidade à mostra


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


18.12.2008