Vernissage X Individuais





FOTO: DIVULGAÇÃO


1 - Proposta de Rodrigo Mogiz




Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS


André Burian, dublê de fotógrafo e pintor, com sua individual amanhã, terça-feira, às 18 horas, no Espaço Cultural da V& M do Brasil, é o destaque maior da semana. As figuras humanas seccionadas ou quase que completas, sempre fizeram parte da trajetória artística de Burian, antes e depois de certa incursão pelo expressionismo abstrato. No entanto, sua individual a ser inaugurada na terça na Usina Barreiro – Via do Minério, portaria V, vai apresentar o que há de mais recente de sua produção. Enfim, são propostas recorrentes a Nova Figuração. Maiores comentários depois do vernissage em si.


Rodrigo Mogiz: Várias tendências em um mesmo caos

Inaugurada na quinta-feira na Galeria de Arte Cemig, Rodrigo Mogiz, através da individual Caos (in) apropriado apresenta um recorte que envolve desde colagem, passando pelos desenhos, bordados e por que não? Até pintura. Como se vê o que há de mais recente de toda sua produção tem fôlego. Lá está um extenso painel (8 x 1,6 m) recheado de imagens sobrepostas, recortada, apropriadas de revistas de moda, sobre as quais foram elaborados desenhos, bordados e pintura.Além disso, cinco propostas menores, relacionadas com a mesma tendência, fazem parte do conjunto, representando um recorte estanque desse grande painel, pontuando o fazer poético do trabalho.
Para Mogiz, o título da exposição, Caos(in) apropriado, acaba sendo um jogo de palavras, um trocadilho.”Primeiro vem o caos relacionado com a confusão de imagens e materiais que apresento.Depois faço um brincadeira com a palavra inapropriada. O prefixo”in”se relacionada com o universo da moda.Isso porque o que está “in” é bacana, legal, aprovado.Ao mesmo tempo, esclareço uma ambigüidade para o apropriado. Falo da apropriação, do uso de fotografias e palavras que não foram produzidas por mim,mas também questiono essas imagens inapropriadas para serem expostas, por talvez possuírem certo teor erótico e profano ou pelo uso indevido”.Reunindo vários elementos faz parte do processo de criação, eu, segundo ele vem realizando há dez anos.Graduado em pintura e desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG, agora , porém, são irônicas representações de cunho erótico, ou seja, de maneira elegante e de leituras simples e “in”.


100 anos de Chico Xavier na Genesco Murta

Você não precisa ser espírita ou estar em interface com tudo aquilo que diz respeito a doutrina espírita, a fim de encarar a exposição sobre a vida do médium mineiro, ora em cartaz na Galeria Genesco Murta, no Palácio das Artes.Sob curadoria de Oceano Vieira de Melo, dá ênfase as pinturas criadas a partir de fotografias e relatos de testemunhas oculares, em como ouras fontes históricas, criadas por Napoleão Figueiredo, ícone da pintura espírita a partir da obra recriada Cabeça de Cristo , doada pelo senhor Werner Gunther até alcançar a excepcional série Materializações Luminosas que do conjunto destacam-se Dona Ambrosina e Emmanuel.Corroboram para melhor leitura, fotografias, vídeos e toda uma gama de termos de atitudes, incluso demonstrações em termos de ectoplasma.Por fim,Napoleão Figueiredo nascido em São Paulo, em 1942, aos 15 anos iniciou sua vida profissional como ilustrador.Em1971, após trabalhar alguns anos como desenhista publicitário, passou a desenhar histórias em quadrinhos para as revistas de Walt Disney,A partir de 1999, quando ocorreu sua aposentadoria, passou a dedicar-se “full time” sua maior paixão: a pintura.Fica em cartaz, na Fundação Palácio das Artes, até o daí 25 de julho.Visitas de terça a sábado, das 9,30 às 21 horas e, aos domingos das 16 ás 21 horas.Produção da Versátil – Vídeo Spirite de S.P. e União Espírita Mineira, com o apoio cultural da TIM, USIMINAS e CEMIG.Por sua vez, Rodrigo Mogiz fica à disposição do público até 5 de agosto, com visitas das 8 às 19 horas, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


19.07.2010