VISUAIS

Dê presente de arte no Natal



FOTOS: DIVULGAÇÃO/GALERIA DE ARTE BEATRIZ ABI-ACL


1 - Proposta de Mariza Trancoso, e 2 - Acrilica sobre tela de Décio Noviello, integrantes da coletiva Presente Inteligente



Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS


Já se foi o tempo em que quase todas as galerias de arte e casas de leilões da cidade faziam exposições e leilões essencialmente de Natal. Daí, vamos destacar as mais interessantes coletivas no gênero, em termos de diferentes técnicas e mídias e, por extensão suportes. São respectivamente nas galerias Beatriz Abi-Acl, Sandra & Márcio Objetos e Minas Contemporânea Galeria de Arte.

Sob o titulo Presente Inteligente, a galerista Beatriz Abi-Acl expõe trabalhos recentes dos seguintes artistas: Abadia França, Ana Amélia Diniz, Ana Paula Lanari, Atilio Colnago, Beatriz Ab-Acl, Belkiss Diniz, Beth Lirio, Carlos Wolney, Cesar Romero, Clébio Maduro, Décio Noviello, Erli Fantini, Fátima Santiago, Luma Ramos, Marcelo A.B., Maria Glória Lanza, Marisa Innecco, Mariza Trancoso, Noemia Moptta, Regina da Costa, Ruy Santana, Sirlei Pimentel, Stein, Yara Tupinambá e Zane Neiva.

Visitas de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, sendo aos sábados das 9 às 12 horas, à Rua Santa Catarina, 1155 – Lourdes. Vale a pena ver de novo numa tradição realizada há praticamente uma década.


Sandra & Marcio Objetos de Arte

Por  sua vez, a coletiva de Natal da mais conceituada galeria e loja de antiquário da nossa BH, Sandra & Marcio apresenta um recorte de consagrados ícones do nosso modernismo tais como Alberto da Veiga Guignard, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Da Costa, bem como os contemporâneos o cubano Abelardo Morell com fotografias e a argentina Ananké Assef com pinturas e desenhos.

Por fim, não se esqueçam que lá estão desde móveis antigos até os de designers modernos e uma coleção de raridades em tapeçarias, uma das seleções mais raras do Brasil, recheadas com raridades dignas de colecionadores do mais alto nível. Hoje e amanhã, segunda e terça-feira, “Última Chamada” `à Rua Passatempo nos limites dos Bairros Sion e Anchieta. Recomendamos com entusiasmo com um lembrete às demais continuarão ate meados de janeiro depois das festas do fim de ano, no entanto, a acima mencionada encerra-se amanhã sem falta podendo ser visitada das 10 às 20 horas.


Minas Contemporânea Gabinete de Arte

A galeria de arte com loja anexa de presentes da crítica Celma de Faria e família apresenta uma seleção de presentes de propostas de arte contemporânea com destaques para Fatima Santiago, Maria Helena Andrés, Yara Tupinambá, Ivan Marquetti, Valdelice Neves e muitos outros exclusivos da galeria que fica em plena Savassi, Rua Alagoas, 989, Loja 13.

Sob o título Tudo Junto & Misturado resulta num verdadeiro bric à brac no bom sentido do termo ou palavra se prefere .Há até “foulards” e outros acessórios de muito bom gosto e objetos de vários artistas conhecidos que aventuram e ousam sob outros suportes aos que são familiares.


PS. Na galeria Palácio dos Leilões a junção de duas individuas de Lorenzato e Julio Hubner, vide matéria nossa home page da semana passada, substitui o tradicional leilão de Natal com fotografas e pinturas do Hubner e Lorenzato . Por fim, dê presente de arte no Natal vai além da iniciativa de uma só galeria no entanto, de todas e incluso casas de leilões e antiquários. Boas Festas e um muito feliz 2011 aos nossos quase cinco mil leitores mensais que nos acompanham semanalmente. Keep in touch e aguardem twitter no final de janeiro do ano novo. Saúde e Paz.

(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco - Paris.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mails: contato@morganmotta.com e mmotta@morganmotta.com

19.12.2010