ARTES VISUAIS - MORGAN DA MOTTA(*) - VISUAIS: 21.02.2014

MANUEL CARVALHO: ÚLTIMA CHAMADA

SEXTA, SÁBADO E DOMINGO: ÚLTIMA CHAMADA para conferir a individual de Manuel Carvalho na Galeria de Arte do BDMG CULTURAL. Ele integra notável núcleo que trafega pela pintura contemporânea nas Minas Gerais e, por extensão no Brasil. Suas propostas (leia-se pinturas antigas e inéditas) foram selecionadas para inaugurar o Calendário 2014 da instituição. Características principais e que saltam aos olhos: inicialmente, figuras humanas em espaços estanques fazendo "pendant" com paisagens. Depois, sobreposição de elementos versus camadas de tintas. Enfim, padronagens onde realçam cores quentes pairando nos limites das abstrações e das figuras paisagens. Sem dúvida, à altura de quem já expôs nos USA (CALIFÓRNIA e NEW YORK CITY), na Inglaterra e principais capitais brasileiras e tem mestrado pela Fundação Escola Guignard. A propósito, próxima atração no BDMG CULTURAL: esculturas de Antonio Inácio e pinturas de Ayrton Pyrtz - quarta feira – a partir das 19 horas do dia 26 permanecendo em cartaz até o dia 26 de março.

EM TEMPO: a dupla de expositores integra o núcleo de artistas do Circuito Turístico Montanhas e Fé. Dai, tanto a individual de Manuel Carvalho como a dupla mostra ficam em cartaz respectivamente a primeira até próximo domingo e a segunda, a partir de quarta feira, na Galeria do BDMG na rua Bernardo Guimarães 1600, em Lourdes.

NAS IMAGENS acima, RESPECTIVAMENTE pintura de Manuel Carvalho e capa do livro Aglomerado, de André Burian, dublê de fotografo e pintor contemporâneo, lançado na quinta feira na Quadrum Galeria de Arte, Prudente de Morais 78, Cidade Jardim, onde estão propostas recentes focando Vilas e favelas de Belo Horizonte, em nível de técnica mista (Fotografias e pinturas), até o dia 22 de março. Recomendamos uma visita, bem como na mostra que encerra no BDMG CULTURAL e a outra que dá seqüência ao Calendário 2014 no mesmo endereço.

NOSSA BIBLIOTECA PARTICULAR, em termos de arte contemporânea, foi enriquecida com dois volumes: Livro Poiesis do artista Paulo Brusky, vanguardista dos anos 70 em termos de envios postais e arte conceitual em geral, bem como Projeto Livro Laura Vinci, editados pelo COSAC NAIFY. O primeiro, Pronac 111864, sendo o segundo Pronac 100591, gentilmente enviados por Daniel Roesler de Castro e Silva e Mariana Roesler de Castro e Silva. A propósito, acusamos recebimento pelo e-mail sugerido, no entanto, foi devolvido. Afinal, acusamos recebimento com certo atraso em virtude de viagens aos exterior. Fica aí os agradecimentos e devidas ressalvas.

(*)Morgan da Motta é jornalista, cineasta e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA – órgão da UNESCO – PARIS.BLOG: www.morganmotta.com e e-mails: mmotta@morganmotta.com e contato@morganmotta.com.