H.M. Galeria de Arte na quarta x Presentes de Natal



FOTOS: WELTON GARCIA/GUILHERME SANTIAGO/LOIVA REIS


1 - Escultura em aço inox conjugado com aço envelhecido, da nova safra assinada por Fátima Santiago

2 - Uma das criações da designer de joias e artista plástica Angela Géo, destaque entre os expositores da H.M. Galeria de Arte

3 - Trabalho de Beth Lírio




Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS


Super mostra programada para quarta-feira, das 17:30 às 21 horas, marca a reinauguração da H.M. Galeria de Arte, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins). A mega coletiva reúne aproximadamente 500 obras, na sua maioria de artistas mineiros, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e até “designer” de jóias e também de chapéus. Trata-se de uma coletiva de fôlego, com propostas de Angela Géo, Beth Lírio, Eliana Leal, Fátima Santiago, Guido Boletti, Humberto Inchausti, Ilná Bréscia, Janeth Polck, João Azevedo, Lenice Bismarck, Leda Gontijo, Marinella Uxa, Mário Neves, Mariana Moreira, Marcelo Bittencourt, Telma Quevedo, Valdelice Neves e Yara Tupinambá.

Novo espaço

A conceituada galeria Haydée Muglia no início de suas atividades funcionou naquela parte entre o estacionamento e o Terminal Confins. Nos últimos dois anos, ocupou o terceiro andar do Terminal. Agora, volta ao seu endereço antigo, loja 17 do conglomerado do aeroporto no andar térreo de onde nunca devia ter saído. Afinal de contas, no terceiro andar fora o pessoal do metier praticamente os demais visitantes só ocorriam em épocas de apagões aéreos, ou então, quando de chegadas ou saídas com muito atraso. Na impossibilidade de falar sobre tudo e todos, queremos chamar atenção para as jóias da designer de jóias e artista plástica Angela Géo, das esculturas de Fátima Santiago, Janeth Polck, Humberto Incuausti, Leda Gontijo, os irmãos Valdelice e Mário Neves. Por sua vez, das esculturas-objetos de Marinela Uxa Jacob e Thelma Quevedo, gravuras de Valdelice, da série Caminhos de Confins, dos pratos pintados e pinturas de Yara Tupinamá, das pinturas de Guido Bolleti e de Beth Lírio, esta última pinturas sobre relevos criados em croché e, finalmente as instalações criadas com propostas da chapeleira Lenice Bismarck a primeira dama dos Chapéus reconhecida por todo Brasil e até o Exterior. Sabia, dois recentes casamentos nos Estados Unidso (Boston) e no Oriente Médio (Dubai), as mães dos noivos usaram a griffe da notável chapeleira mineira. Um detalhe: os noivos eram de São Paulo e Curitiba e a mineira ganhou a parada.

-A H.G. Galeria de Arte, a ser reinauguada das 17 às 21 horas amanhã, quarta-feira no Aeroporto Inernacional de Confins (Loja 17), funciona das 8 às 22 horas todos os dias e o acervo que marca sua reinauguração estará à disposição dos interessados até o dia 6 de janeiro, por sinal Dia de Reis.

Presentes de Natal

Na sequência dos Presentes Inteligentes de Natas, destacamos entre outras (galerias) e outros (artistas), sob o título Pequenos Formatos de Final de Ano propostas de Adel Souki, Alex Cerveny, Alex Fleming, Amilcar de Castro, Angelo Marzano, Antonio Pontreiro e Antonio Costa Dias, na Galeria Lemos de Sá, pioneiro no atual Boulevard das Galerias, no Jardim Canadá. Tem mais Cláudia Renault, Daniel Patto, Erli Fantini, Fernando Cardoso, Fernando Pacheco, Iberê Camargo, Jayme Reis, José Bento, Luiz Pizzarro, Marcelo Sola, Maria José Libânio, Nydia Negromonte, Paulo Pasta, Pedro Salles e Thais Helt. A Lemos de Sá Galeria fica situada à Avenida Canadá, 147, no Jardim Canadá – Nova Lima. Contatos no horário comercial ou lemosdesá@itevip.com.br, sendo a home page da galeria: www.lemosdesagaleria.com. Já que estamos falando de galeria virtual destacamos a pioneira de Bazar Virtual, Elisa Pena, com seu segundo Bazar Virtual de Natal através do site: www.elisapenna.blogspot.com. A propósito, a pintora e ceramista esclarece que todas às obras expostas no Blog terão 2O% de desconto para pagamento à vista e 10% de desconto para pagamento parcelado em 2 ou 3 vezes.

Ainda em termos de site acesse paulolaborne@gmail.com onde estão excepcionais fotografias em preto e branco e coloridas do notável e premiadíssimo fotógrafo mineiro contemporâneo. E, para encerrar duas correções: na matéria anterior ficaram faltando os nomes de Yara Tupinambá, com seus pratos pintados e acondicionados para presentes na Minas Contemporânea Gabinete de Arte, ou seja, série diferente da que está na Haydée Muglia Galeria, no Aeroporto Internacional.Quanto às monumentais aquarelas de José Alberto Nemer até o final de semana na Quadrum Galeria de Arte, devemos esclarecer que os desenhos de Fernando Cardoso, as esculturas de Maarcos Coelho Benjami e as esculturas-objetos de Fernando Luchecsi juntamente com pinturas de Adnré Burian ficam na galeria anexa ao jardim de inverno, até o dia 30 de janeiro.Depois do recesso do Reveillon voltam em cartaz de 7 a 20 de janeiro.Obedecendo o mesmo recesso também estará a Agnus Dei Galeria de Arte que, juntamente com a Mistura Fina da Minas Contemporânea e sua coletiva Presentes Inteligenrtes abriram o calendário das vendas de Natal de 2009.




(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


21.12.2009