VISUAIS

Lisete na Vittorio Emanuele X Em cartaz



FOTOS: DIVULGAÇÃO

1 - Relevo de Lisete Meinberg

2 - Detalhe da pintura de Lisete

3 - Amendoeira de Mirian Doll


Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS


Sabiam? Lisete Meinberg, a artista plástica mineira e ex-aluna de um dos grupos iniciais do mestre Alberto da Veiga Guignard, acaba de ter uma das suas propostas colocada em “display” na conceituada galeria Vittorio Emanuele, em Milão. Como pode ser conferida a colocação de sua pintura relevo no piso da livraria italiana, que ilustra a matéria. Lisete, que é a única brasileira e uma das poucas latino-americanas a fazer parte do acervo, obedeceu o seguinte roteiro até a efetivação do evento. No ano passado, depois de visitar a Bienal Internacional de Veneza, ela se inteirou de como proceder para ser reconhecida com tal honra. Resultado, depois de ter sido selecionada no início deste ano, coube a sua cunhada acompanhada de outros familiares, Maria Carmen Furtado Meinberg, fazer a entrega e participar da colocação de sua pintura relevo no piso da Galeria-Livraria. Daí, para aqueles que forem em breve em Milão, não deixem de conferir o feito de Lisete Meinberg, professora, artista plástica e ícone da pintura moderna e pós-moderna das Minas Gerais.


Em cartaz

Mirian Doll, artista plástica e pintora, está em cartaz na Galeria do Pic Cidade. Dotada de excepcional técnica, Miss Doll surpreende com a grande virada em sua trajetória. Atualmente, não se prende as paisagens e as flores, incluso trafega pela figuração narrativa, de acordo com as normas da nova figuração. Entre seus inúmeros alunos, destaca-se a decoradora Chrisálida Boerger que, ano passado, sua individual na galeria-flora de Amadeu Scarpelli teve toda a mostra vendida em apenas uma semana de exposição.
Como se sabe, a galeria do Pic Cidade pode ser visitada de segunda a sexta feira, no horário do funcionamento do Pampulha Iate  Clube, que funciona da 7:30 da manhã ate às 22 horas,  no hall da entidade. Recomendamos com entusiasmo e por que não Mirian Doll fazer em breve uma junção de uma sua individual fazendo “pendant” com uma coletiva dos seus atuais e ex-alunos???


Em cartaz

A coletiva bomserá (*), composta do quinteto Daisy Turrer, Andréa Lanna, Roberto Bethônico, Rodrigo Borges e Liliza Mendes, fica em cartaz até o dia 17 de outubro, no Museu da Inconfidência em Ouro Preto, na Sala Manoel da Costa Athaide – Anexo I. Apresenta propostas desenvolvidas por André, Daisy, Liliza, Bethônico e Rodrigo Borges, artistas-professores da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA DA UFMG). Dá seqüência a uma série de mostras: Linhas de fuga, regras do jogo, cinco mais sete e vias de acesso. Todas essas exposições, apresentadas em galerias e espaços institucionais, funcionam como pesquisa de campo que permite a prática de experiências plásticas ou visuais se prefere. Por fim, Luiz Teixeira sob o título “Em Carne” apresenta o que há de mais recente de toda sua produção até o dia 30 de setembro, na Galeria de Arte do Espaço Cultural Cemig. Sem dúvida, pelo conjunto ele demonstra antes de tudo, dominar muito bem as aquarelas e as pinturas.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


22.09.2010