Acervo de Anita Uxa valoriza o "Resumo Hoje"

FOTO: TONINHO ALMADA

Detalhe do ambiente com peças do acervo da colecionadora Anita Uxa: variedade e qualidade



Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS

O módulo “O Universo do Colecionador” é um dos destaques da mostra “Resumo HOJE”, tradicional promoção do HOJE EM DIA com curadoria deste crítico.

Neste ano, as belezas de um acervo particular estão representadas na coleção da senhora Anita Uxa.
São destaques esculturas com trabalhos de Ascânio Maria Maria, Pietrina Checacci, Mário Cravo Neto, Fátima Santiago, Ricardo Carvão Levy, Domênico Calabrone, Moriconi e Marinela Uxa.
Quanto às pinturas, destacamos Inimá de Paula, Luiz Henrique Vieira, Angel Carretero, Nelo Nuno, Nerici, Marília Gianetti Torres, Celso Renato de Lima, Pietrina Checacci, Marinela Uxa com poliptico, Leonello Berti e Maria Polo.
Em termos de objetos, Osmar Dillon com seu objeto em acrílico paisagens e sub-paisagens, sem dúvida, é o destaque maior.
A seção de gravuras da coleção de Anita celebra Yara Tupinambá, Bertolini, Marcelo Grassmann, Rubens Gerchmann , Misaebell Pedrosa, Isabel Pons, Valdelice Neves (gravuras sobre chapas de zinco).
Além disso, dois excepcionais pastéis de Assia Busirili Vici com retrato de Ricardo, Antônio e Caterina e um retrato oval da colecionadora Anita Uxa.
Ainda entre os de técnica mista, Abelardo Zaluar se faz presente com uma das fases mais premiadas nos anos 60.
Historicamente, o “Universo do Colecionador”, a partir da trigésima edição do “Resumo” - a atual é a quadragésima-segunda -, contou com acervos das coleções de Regina e Delcyr Antônio da Costa, Paulo Terra Caldeira, Renam e Celma de Faria Alvim, Marília e Raul Lagos Cirne, Cristiane e Ramaya Vallias, Íris e Eduardo Janot Pacheco, Marcos Vieira e Tadeu Bandeira.

O “Resumo HOJE” é cartaz no Museu Inimá de Paula, à Rua da Bahia, 1201, e pode ser visitado até o dia 24 de janeiro, obedecendo aos seguintes dias e horários: às terças, quartas e sextas, de 10 às 19 horas; às quintas, de 10 às 21 horas e, aos sábados, de 10 às 18 horas.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


22.12.2008