VISUAIS - Mostra individual de Estevão Machado, a trajetória de Abreuvalle e o Resumo HOJE


Semana de destaques




1 - OBRA da mostra Lírica Urbana Provisória

2 - ABREUVALLE com sua obra

3 - BINHO BARRETO está no módulo Talentos emergentes
do Resumo HOJE



Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS

Mostra individual de Estevão Machado tem vernissage na quarta feira na Galeria Cemig, no Espaço Cultural da Companhia Energética de Minas Gerais. A abertura vai ser às 20 horas, para convidados, e, sob o título: “Lírica Urbana Provisória”, o expositor, com a junção de primeiras anotações versus x pinturas recentes, apresenta 13 obras. Segundo o artista, a exposição dará início ao “Projeto Lírica Urbana Provisória”, composto por aproximadamente 30 telas em formato digital para exposição em abrigos de ônibus, especialmente equipados com caixas de som que tocarão música lírica brasileira. Por sua vez, na galeria serão mostrados dois dípticos de 4 x 1,5 m, que foram expostos na Bienal de Santos e no Salão de Ribeirão Preto, sendo inéditos em Belo Horizonte. As demais telas já fazem parte do projeto.
Machado explica que o objetivo da mostra é retratar a população brasileira por meio de flagrantes dos grandes centro urbanos, pintado em telas a óleo de grande formato. Ele observa que pretende “proporcionar um questionamento acerca de nossa identidade”. Acrescenta, ainda, que busca a “discussão sobre a ocupação do espaço público pela cultura de massa da sociedade de consumo e pelo poder econômico das leis do mercado”.
Visa antes de tudo, com tal proposta, até certo ponto ousada e inovadora, levar a possibilidade de fruição estética e reflexão a setores da população que não usufruem normalmente de manifestações artísticas, destaca Estevão. Trata-se de proposta bastante interessante, no entanto, tenho lá minhas dúvidas se alcançarão “au-grand-complet” todas as suas inúmeras expectativas. Estamos torcendo para ele e demais artistas experimentais.

Abreuvalle
O escultor da nova geração, Abreuvalle, que reside e cria no seu ateliê da Floresta, em Belo Horizonte, ganha obra no acervo particular da Rainha Elizabeth ll, no museu localizado no Palácio de Buckingham, em Londres. Tal proposta vai integrar o acervo catalogado como Arte Brasileira no Museu do Palácio. À propósito, a obra está sendo registrada no IPHAN para a devida catalogação e liberação. Todo o processo está sendo acompanhado pelo Conselho Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Embratur, Gabinete da Presidência da República e do Instituto Século e Arte, que representa o artista em São Paulo.
Abreuvalle seguiu para Londres no último dia 15, para participar do evento no Palácio de Buckingham, no sábado passado, quando definitivamente sua escultura estaria entrando para o acervo da Rainha.
No início de maio, ele volta para a Inglaterra. Abreuvalle participou da London Biuenale, em 2006, que estará em exibição na The Foundry Gallery. Mineiramente no calado, de uma tacada só, o jovem mineiro mata dois coelhos em nível internacional.

Resumo HOJE
A coletiva Resumo HOJE, promoção do HOJE EM DIA sob nossa curadoria, alcançou sucesso de público e de crítica em apenas uma semana em cartaz (completada hoje). A 40ª edição do evento continua com seus três módulos distintos: O Universo do Colecionador - um recorte da coleção contemporânea de um dos principais colecionadores de Minas Gerais, Tadeu Bandeira. Há ainda o módulo Talentos Emergentes (artistas convidados da nova geração), complementado pela Exposição do Ano, Tridimensional Contemporâneo, itinerante, que já foi vista em Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Centro Cultural Usiminas (Usicultura) em Ipatinga.
Em tempo: os horários de visitas são os seguintes: segundas às sextas das 12 às 19 horas e, aos sábados das 9 às 12 horas, no anexo Prof. Francisco Iglésias, da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Rua da Bahia, 1889).

Veja mais sobre o Resumo HOJE (Clique aqui)

(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte (ABCA-AICA).Home Page: www.morganmotta.com. E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br

23.04.2007