ARTES VISUAIS - MORGAN DA MOTTA(*) - VISUAIS: 24.5.2013 – INIMÁ: PORTRAITS X PROPOSTAS INÉDITAS NO MUSEU INIMÁ

HOJE, sob nossa curadoria, o Museu Inimá abriga a exposição “Portraits X Propostas Inéditas”, como parte da programação do Quinto Aniversário do museu. No catálogo—folder, assim escrevemos sobre nossa mais recente curadoria: O mineiro Inimá de Paula ocupa posição diferenciada na arte de elaborar “portraits” (leia-se retratos e autorretratos). O conjunto em “display”, de caráter modernista e, por extensão, contemporâneo, envolve desde influências “guignardianas”, com paisagens ao fundo, até uma síntese significativa da pintura européia, em “interface” com o que se cria nos Estados Unidos, particularmente na Inglaterra e a influência da “pop-art” norte americana fazendo “pendant” com o retrato contemporâneo inglês.

Os retratos que ilustram a matéria de Francisco Evaristo, Eneida Neumann e Lisete Meimberg são das coleções de Fabrício Sampaio, Karl Neumann e do casal Cláudia-Max Meimberg. Recomendamos com entusiasmo várias visitas.



RECORTE de uma carreira de mais de 60 anos, o núcleo presente ora em exibição, reúne obras vistas e revistas em contraponto com propostas inéditas, que integram acervos variados – particulares & oficiais – desde a fase abstrata desdobrada à abstração informal e o Tachismo, entre meados de 1950 e fins de 1960. Daí, percebemos outras estratégias de aproximação com a abstração, ou seja, síntese das formas e o rigor Cubistas. Sem dúvida, é notável o conjunto, à altura do aniversário do Museu Inimá. Nos caminhos da mostra: começa com o retrato de Carlos Bracher por Inimá e Inimá por Bracher, encerrando com “portrait” de Thalma de Oliveira Rodrigues elaborado por Inimá e do homenageado por Thalma. Fica em cartaz até o dia 21 de julho, data do encerramento, se não ocorrer prorrogação. Por fim, lembramos que lá estão raridades-preciosidades do acervo do museu, bem como dos que emprestaram seus retratos e suas pinturas, tais como casais Regina-Delcir da Costa, Claudia-Max Meimberg, Luciana-Carlos Perktold, Teresinha-Britaldo Silveira Soares e os senhores e senhoras Fabrício Sampaio, Paulo da Terra Caldeira, Galeria Erroll Flynn, Yara Tupinambá, Nadia Meimberg de Moraes, Júlia da Costa Nunes (sra. Wadson Nunes) entre muitos outros.

(*)Morgan da Motta é jornalista, cineasta e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA – órgão da UNESCO – PARIS.BLOG: www.morganmotta.com e e-mails: mmotta@morganmotta.com e contato@morganmotta.com