ARTES VISUAIS - MORGAN DA MOTTA(*) - VISUAIS: 25.7.2013 – RAQUEL: INDIVIDUAL NO MUSEU INIMÁ DE PAULA

MOSTRA INDIVIDUAL de Raquel Albernaz Arantes, tem vernissage para convidados no Museu Inimá de Paula. Hoje, onde fica em cartaz até o dia 18 de agosto. No catálogo, assim escrevemos sobre a artista e sua trajetória: RAQUEL: DOS CLÁSSICOS/MODERNOS AOS CONTEMPORÂNEOS: RAQUEL ALBERNAZ ARANTES, escultora e ceramista, surpreende pela sua trajetória e seus desdobramentos. Inicialmente, “flertou” com esculturas em bronze figurativas e entes mitológicos(clássicos), transitou pelo modernismo e atingiu o contemporâneo. Por meio de cursos no Brasil e estágios no exterior, principalmente na Itália, aprimorou não apenas o resultado, mas todo o processo de criação-elaboração.

SEM DÚVIDA, o recorte em cartaz no museu Inimá pretende assinalar um percurso, pelo qual emerge uma artista em pleno domínio de seu ofício. Ela, que trafega pela escultura, artesanato em madeira, couro e cerâmica, estudou com Cicero D’Avila em São Paulo. Ela também estudou e estagiou com Sônia Toledo em escultura, bem como o professor Agostino Dessi, em Florença e incluso Estilismo e mulagem na Escola Júnia Mello.

As figuras a seguir mostram o que há de mais recente de sua criação em bronze, ora em cartaz no Museu Inimá de PAULA

Medusa - Escultura em bronze

Tato - Escultura em Bronze

(*)Morgan da Motta é jornalista, cineasta e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA – órgão da UNESCO – PARIS.BLOG: www.morganmotta.com e e-mails: mmotta@morganmotta.com e contato@morganmotta.com