ARTES VISUAIS - MORGAN DA MOTTA(*) - VISUAIS: 25.08.2014

NIVALDA & SEBASTIÃO SALGADO: DESTAQUES MAIORES

DESTAQUES MAIORES em ARTES NA SEMANA são NIVALDA MENDONÇA, GALERIA DE ARTE DO PIC CIDADE e o fotógrafo Sebastião Salgado mineiro-brasileiro de prestígio internacional no MUSEU INIMÁ DE PAULA. NO CATÁLOGO, ASSIM ESCREVEMOS: NIVALDA MENDONÇA EM INDIVIDUAL: “NIVALDA MENDONÇA, graduada em artes plásticas pela Escola Guignard (UEMG), surpreende pelo apuro artesanal e criativo com seus estandartes. Partindo do erudito, flerta com a "Pop-Art" e alcança o CONTEMPORÂNEO. Suas referências maiores são o Barroco e sua amiga-e-colega da Fundação Guignard, Maria Amélia Martins Guimarães, a quem presta singela Homenagem, ou seja, ao colocar em "display", obra do casal colecionador Regina-Delcyr Antônio da Costa.

NÃO SÃO muitas as oportunidades, em termos de ver um excepcional recorte, numa única individual. Daí, impossível não ressaltar a rara oportunidade de apreciar um conjunto tão notável de propostas e formatos tão díspares que dialogam de maneira harmoniosa. Além disso, estandartes propriamente ditos (grandes e monumentais) fazem "pendant" com os pequenos na moldura e fecham o módulo com objetos tridimensionais. Sem dúvida, da fusão do sacro, do profano e do barroco (leia-se estilos e técnicas variadas) se faz presente toda contemporaneidade.

A ser inaugurada quarta-feira, dia 27/08, na Galeria de Arte do PIC CIDADE, às 20 horas, permanecendo em cartaz até o dia 29 de setembro. Visitas de 8 às 22 horas de segunda a sábado, à Rua Cláudio Manoel, 1185 - Funcionários. Por sua vez, individual de Sebastião Salgado, EXODOS, reunindo suas propostas realizadas em viagens a 40 países, retratando pessoas que foram obrigadas a deixarem a terra natal fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. Fica em cartaz no Museu Inimá de Paula, rua da Bahia 1201, até dia 16 de novembro. Seguem, nas imagens abaixo, respectivamente São Jorge, Frida Kahlo, Virgem e Elvis Presley. Voltaremos ao assunto em breve.

São Jorge

Frida Kahlo

Virgem

Elvis Presley

(*)Morgan da Motta é jornalista, cineasta e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA – órgão da UNESCO – PARIS.BLOG: www.morganmotta.com e e-mails: mmotta@morganmotta.com e contato@morganmotta.com.