VISUAIS

Anita Uxa na Mineiriana X Coletiva de Cerâmica na BDMG & Individual de Chrisalida Boerger



FOTOS: DIVULGAÇÃO

1 - Foto de Anita Uxa, que ocupa toda a capa de "Encontros"

2 - Acrílica sobre tela da dublê de decoradora e pintora Chrisalida



Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS


Sem dúvida, o roteiro das artes visuais na semana está recheado de atrações agradáveis. Tem livro da colecionadora e escritora Anita Uxa, na Livraria Mineiriana, na Savassi, Coletiva de Cerâmica no BDMG Cultural e individual da papisa maior da decoração no Brasil e pintora Chrisalida Boerger, na galeria anexa de Amadeu Scarpelli Flower Designer, no Funcionários. Vamos ao quem é quem que correspondem às atrações maiores na quarta e quinta-feira da semana. Voilá.

Anita Uxa

A colecionadora e escritora Anita Uxa vai apresentar e movimentar o "carnet" artístico social a partir das 19 horas, na Livraria Mineiriana, na quarta-feira, localizada na Rua Paraíba, 1415 – Savassi. Encontros, além de reunir contos e críticas publicados no antigo Diário de Minas, vai contar como ficou conhecendo os principais escritores e artistas plásticos italianos e brasileiros, bem como o poeta Rainer Maria Rilke, que além de amigo ao que parece, foi assim como direi um dos seus namorados da sua juventude na Europa, antes da Segunda Gerra Mundial. Sob nossa curadoria, sua exposição dentro do Projeto O Universo do Colecionador, realizada há dois anos passados no Museu Inimá de Paula, juntamente com outra edição do casal colecionador Regina-Delcyr Antonio da Costa foi uma das mais gratificantes em termos de arte moderna e contemporânea. "Encontros", uma espécie de memórias sem o ranço de livros do gênero corresponde de uma espécie de autobiografias de uma de nossas darlings e fundadora da Sociedade Amigas da Cultura. Tem apoio cultural da Editora C/Arte e da Sociedade Amigas da Cultura comandada pela atual presidente Consuelo. Mudando de assunto, a partir das 19 horas no BDMG Cultural a coletiva "Quando a Argila Fala", à Rua Bernardo Guimarães, 1600, em Lourdes. O convite ao desafio foi feito pela ceramista Erli Fantini ao grupo formado pelos artistas plásticos Andréa Lana, Cláudia Renault, Fátima Pena, Jayme Reis, Marco Túlio Resende, Roberto Lott, Fernando Flávio, Isaura Pena e Thais Helt.Enfim, em comum eles tinham a amizade, a admiração pelos trabalhos mútuos e também o fato de não temerem o desconhecido. Por fim, a maioria preferiu interferir em formas utilitárias pré-definidas confeccionadas por um oleiro, que ficou o tempo todo à disposição. No entanto, como o ambiente foi de total liberdade, houve também aqueles que optaram por se aventurar simultaneamente pelo campo escultório. Estou curioso para vê-los e suas propostas. Em tempo a partir das 19 horas de quinta.


Chrisalida Boerger em individual

Por sua vez, também na quinta-feira, das 17 às 21 horas, individual de acrílicas sobre tela de Chrisalida Boerger, na galeria anexa a Scarpelli Flower Designer (Avenida do Contorno, 4474 – Funcionários), exibição do que há de mais recente da dublê de decoradora e pintora. Após um ano de elaboração, as peças são resultado de pura energia com vazão de fantasia e imaginação e, desta feita, a artista optou por não nomear essa nova fase. "Quero que as pessoas vejam, sintam e nomeiem, utilizando a própria sensibilidade. "Afinal, exponho para pessoas sensíveis" afirma a conceituada Chrisalida. A nova fase apresenta flores, paisagens, casas montanhas fazendo "pendant" com árvores e pessoas. Característica principal uma pintura livre e chapada valorizada pela liberdade de expressão e pelas transparências. Recomendamos com entusiasmo. Vale a pena ver de novo todo o talento da ex-aluna da Mirian Doll.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte - Orgão da Unesco.
Home Page: www.morganmotta.com
E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br

A partir de 5 de novembro aguardem outro e-mail e, em breve, aguardem MM no TWITTER


25.10.2010