Visões do novo mundo


FOTOS: BENI JR./JE/CONTEMPLO

A ESCULTURA (1) de Fátima Santiago, pintura (2) de João Evangelista e proposta (3) de Luiz Fernando Borgerth na coletiva da Contemplo



Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS

Grande escultura da artista plástica Fátima Santiago acaba de ser inaugurada em São João del-Rei, numa iniciativa do Projeto Estrada Real que, mais uma vez, funde turismo com arte, cultura e suas variantes.
Nascida em Pompéu (Minas Gerais), esta dublê de dentista e escultora destaca-se por suas pesquisas e experimentações em termos de novos materiais e novas técnicas, utilizando o aço em geral. No catálogo da inauguração, assim escrevemos: Fátima Santiago, escultora contemporânea, apresenta o que há de mais recente de sua criação em interface com o espaço urbano. Trata-se de monumental escultura - que integra o Projeto Estrada Real - em display no entorno da cidade de São João del-Rei (leia-se Trevo do Bezerão). Utilizando-se de novas mídias, elabora suas propostas essencialmente com aço USI-SAC-300 em contraponto com Aço-Inox, criando o cenário.
Por sua vez, Maria José Valério Calderaro Teixeira, Presidente da Associação Amigas da Cultura da Sétima Vila do Ouro, assim se expressa sobre a artista e sua mais recente obra: "A arte de Fátima Santiago antecipa a visão de um mundo movo, recriando no espaço vazio o universo feminino, sensível e sensual".
Fátima foi o nome escolhido para a empreitada, considerando que tem trabalhos seus em acervos de Museus e coleção particulares. Além disso, expôs individual e coletivamente em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Por outro lado, destaca-se sua participação na coletiva Tridimensional na Arte Contemporânea, mostra itinerante sob nossa curadoria, no MAC da USP (SP), Grande Galeria da Telemar e Centro Cultural Usiminas, respectivamente em Belo Horizonte e Ipatinga. Por sua vez, em duas edições do "Resumo Hoje", promoção do HOJE EM DIA, no segmento "O Universo do Colecionador", na Grande Galeria do Palácio das Artes e no Museu Mineiro.
Em outra mostra de Destaque, "Vida", acompanhada do documentário "Coveiros", mostra o talento do dublê de artista plástico e videomaker João Evangelista, na Sala Humberto Mauro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
A idéia central do projeto é sensibilizar e levar os indivíduos a uma revisão na sua forma de enxergar o mundo, através de colocações que serão levantadas de forma inteiramente conceitual; visa, antes de tudo, valorizar a vida e entender sua temporalidade, suas manifestações, e demonstrar que não existe razão para as diferenças sociais existentes.
Convidados para participar do vídeo, todo rodado no Cemitério do Bonfim, entre 30 patrocinadores e apoiadores culturais, apenas meia dúzia, incluso este crítico, "toparam" prestar depoimentos, patrocinar e apoiar. Francamente, é surpreendente como uma grande maioria tem medo da morte. Eu, hein?
Também não deixe de conferir a mostra de objetos em pequenos formatos na Contemplo Galeria de Arte, reunindo 21 artistas que criaram especialmente para o momento natalino.
Cada um comparece com quatro propostas recentes em suportes variados, tais como desenhos, pinturas, esculturas e objetos. Entre os convidados estão Alfredo Tilatti, Castano, Damasceno, Elisa Grossi, Fernando Pacheco, JB Lazzarini, Juçara Costa, Lais Sobral (também curadora do evento), Leandro Gabriel, Léo Piló, Luiz Fernando Borgerth, Elton Lúcio, Marcelo AB, Marcelo Bini, Maria José Fonseca, Miguel Gontijo, Roberto Vieira, Rodrigo Mogiz, Rui de Paula, Selma Weissmann e Sérgio Machado.

Fátima Santiago - Escultura. No Trevo do Bezerrão, São João del-Rei e Tiradentes. João Evangelista - "Vida". Na Sala Humberto Mauro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Perna, 1537, Centro). "Pequenos Formatos" - Mostra coletiva. Na Contemplo Galeria de Arte (Rua Barão de Macaúbas, 261, Santo Antônio), em horário comercial. Até 9 de janeiro.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte (ABCA-AICA).Home Page: www.morganmotta.com. E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br


25.12.2006