Arte compartilhada


FOTOS: ARQUIVO

O CASAL colecionador Regina e Delcyr Antonio da Costa, que, a partir de março, vai compartilhar coleção particular com o público mineiro


Morgan da Motta (*)
CRÍTICO/ARTES VISUAIS

A recém-inaugurada Singular Antiguidades e Arte (Objeto Singular), de Regina da Costa, foi a primeira galeria de arte da cidade a definir seu calendário do primeiro semestre 2007. Lá, integram seu acervo: prataria, muranos, antiguidades dos anos 50 e raridades-curiosidades, como a série «Bichos», de Abrahan Palatnik, entre outros, além de objetos "Art Nouveau" e "Art-Decó".
Além disso, terá exposições do acervo do casal colecionador Regina-Delcyr Antonio da Costa, de caráter cultural ou seja, sem vendas, a partir de março. Inicialmente, na fronteira entre a pintura e a escultura, conceituados concretistas e neo-concretos como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Geraldo de Barros, Ivan Serpa, Mauricio Nogueira Lima, Bonadei, Angelo Aquino e os mineiros Maria Helena Andrés e Mário Silésio.

Colecionismo de alto nível
Na década de 80, com módulo "Universo do Colecionador", um recorte de quase 400 obras foi destaque no RESUMO HOJE, sob nossa curadoria. Foi a partir daí que a coleção de modernistas e contemporâneos nacionais e internacionais passou a ser conhecida como a segunda maior coleção particular de arte do país (maior do que a deles, somente a do Gilberto Chateaubriand). Atualmente, tem comodato com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Enfim, o resultado de tanto critério em nível de seleção e coleção vem em forma de um colecionismo de alto nível, à altura de acervo de qualquer museu mundial.
Os nomes acima citados, assumidamente concretos e neo-concretos, estão à altura da tradição brasileira do gênero. O que foi visto resumidamente no RESUMO HOJE e em outra coletiva na Fundação Palácio das Artes, irá brincar com o olhar do visitante.
A dupla de colecionadores faz questão de dizer que, ao contrário de alguns colecionadores locais, que se transformaram em "marchands" através de suas trocas e vendas e até abertura de galerias, eles não pretendem vender nada, ao contrário da loja de amtiguidades - apenas compartilhar com o público em geral. Para o futuro, eles têm planos de criar uma fundação e museu nos moldes do que se faz na Europa e nos Estados Unidos.

Objeto Singular, à Rua do Ouro, 582, das 10 às 18 horas, de segunda a sábado. A partir de março, a coletiva dos concretistas e neo-concretos da coleção do casal, no esquema cultural fora das vendas.




Vem aí o RESUMO HOJE 2007



OBRA da série “Insetos e Aracnídeos”, de Carlos Lima (1), UM DESENHO de Binho Barreto (2), DETALHE DA instalação “Único exemplar”, de Heloisa Etelvina (3) e (4) SPRAY sobre tela de Ramon Martins


Finalmente em março, teremos a próxima edição do RESUMO HOJE, sob nossa curadoria, numa promoção deste HOJE EM DIA. Como nas edições anteriores, serão três módulos distintos: "Talentos Emergentes", "Exposições do Ano" e "O Universo do Colecionador".
Iniciada em 1966, na Grande Galeria da Reitoria da UFMG, a mostra já passou pela Grande Galeria do Palácio das Artes, pelo Museu Mineiro, pela Grande Galeria da Telemar e até teve uma edição única no Museu de Pampulha.
Integram a lista do RESUMO HOJE 2007 os seguintes artistas: Carlos Lima, Ramon Martins, Heloisa Etelvina, Binho Barreto, Sandra Lima e Silva e Elton Lúcio.
"Mostra individual": Hildebrando, realizada na Léo Bahia Arte Contemporânea. Mostra coletiva Tridimensional na Arte Contemporânea, exposição itinerante realizada no Museu de Arte Contemporânea da USP em São Paulo e no Centro Cultural Usiminas (Grande Galeria Hideo Kobayashi), em Ipatinga.
No módulo "O Universo do Colecionador", o nome escolhido foi Tadeu Bandeira. Anteriormente, no mesmo segmento, foram destaques as coleções particulares de Delcyr Antônio da Costa, Paulo da Terra Caldeira, Eduardo Janot Pacheco Lopes, Ramaya Vallias, Celma de Faria Alvim e Conceição Piló, Marcos Vieira.
Aguardem a monumental edição que irá integrar a programação dos 19 anos deste HOJE EM DIA.


(*) Morgan da Motta é jornalista e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Internacional de Críticos de Arte (ABCA-AICA).Home Page: www.morganmotta.com. E-mail: mmotta@hojeemdia.com.br

29.01.2007