ARTES VISUAIS - MORGAN DA MOTTA(*) - VISUAIS: 31.1.2015

RESUMO 2014 (DESTAQUES)

POIS É, depois de um calendário – ARTES VISUAIS – cheio de altos e baixos nacional e estadual vamos aos DESTAQUES DO RESUMO 2014: PAULO WERNECK, MURALISTA BRASILEIRO DE NOVEMBRO DE 2014 A PRIMEIRO DE MARÇO, NO MAP (LEIA-SE MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA): A trajetória de Paulo Werneck, um dos marcos fundamentais no processo de integração entre a pintura e a arquitetura, sem dúvida, foi o destaque maior no calendário do MAP, até 1 de março de 2015. Com curadoria de Cláudia Saldanha, representa a mais abrangente retrospectiva do principal colaborador nos projetos principais da Pampulha, Cataguazes, Brasília e até no Rio, no Maracanã. De caráter itinerante, tem o patrocínio da Petrobrás Cultural.

CARLOS BRACHER NO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL EM B.H.

SOB CURADORIA do crítico mineiro Olívio Tavares de Araújo: BRACHER PINTURA & PERMANÊNCIA (de novembro a janeiro no Circuito da Praça da Liberdade e, a partir de fevereiro CCBB de Sampa)serviu para dar um stop nas mostras importadas e "readymades"(marcas registradas e praticamente em todos os CENTROS. A PROPÓSITO, ELLES, que serviu para inaugurar a sede mineira, eu havia visto "augrandcomplet" no Centro Pompidou-Paris e fragmentada na Bienal Internacional de Veneza. Simultaneamene Bracher: Homenagem a Aleijadinho, na Galeria da Imprensa Oficial que comemora 120 anos de inauguração. Sem dúvida, destaque maior na mais nova galeria de arte do circuito cultural da Cidade.

CASA FIAT DE CULTURA: NOVA SEDE CIRCUITO PRAÇA DE LIBERDADE

SOB CURADORIA DE ÂNGELO OSWALDO DE ARAUJO, Brasil X Itália – Prata X OURO, no período de junho a setembro foi uma das mais abrangentes com relação ao Barroco Italiano X Barroco Brasileiro, dando realce maior na programação da nova sede no Circuito de Praça da Liberdade (leia-se antigo Palácio dos Despachos, anexo ao Palácio da Liberdade). Que venham outras em termos de importância e curadoria apurada.

MAZZILLI NO BDMG CULTURAL & CASA DOS CONTOS EM OURO PRETO

DOMINGOS MAZZILLI JUNIOR, dublê de médico psiquiatra e artista visual contemporâneo, valorizou a programação do BDMG CULTURAL com suas performances e registros conceituais com fotografias. Sob o título EU É OUTR@S, sua individual é composta por fotografias nas quais Mazzilli interpreta 25 mulheres do seu imaginário, sob curadoria de Susan O. Campo. Ele foi fotografado por Felipe Ferreira e contou com a maquiagem do espanhol Raul Cabanell. Foram elaboradas mais de 10 mil fotografias em ensaios com duração de 8 horas cada, onde o artista interpretou personagens, das quais apresenta 25. A maioria das personagens pertence ao imaginário do artista e entre elas temos a crítica literária, a punk de Berlim, a editora de modas, a freira sádica, a dona de casa assassina, entre outras mulheres artistas como Yayoi Kusuma, Frida Kahlo e Tarsila do Amaral, além de divas do cinema de Fasbinder, John Waters e Almodovar como Hanna Schygykka em Kuku Narkebe e a drag queen Divine. Em tempo: em cartaz na Casa dos Contos de 21 de janeiro a 28 de fevereiro – última chamada. Recomendamos com entusiasmo e ele como performer e artista contemporâneo está pronto para representar o Brasil nas mais importantes bienais internacionais.

GALERIA BEATRIZ ABI-ACL: GALERIA DO ANO

Foi destaque maior na PARTE: FEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO PAÇO DAS ARTES NO CAMPUS DA USP e no ESPAÇO CULTURAL OTTO - coletiva de fim de ano - CIRNE.E, DE QUEBRA presença com suas notáveis aquarelas na Europa, principalmente nas principais cidades italianas: ROMA, MILÃO & VENEZA. POR FIM, seus artistas exclusivos fizeram os destaques tanto na coletiva como na Feira. Dentre eles: Amílcar de Castro, Beatriz Abi-Acl, Chica Pompeu, Décio Noviello, Fátima Santiago, Mariza Trancoso, Marcelo A.B., MauroSilper,Socorro Mota, Wagner Bottaro e Jarbas Juarez Antunes. Congratulations que eles merecem. merecem.

Nas imagens, a seguir, os principais destacados do RESUMO 2014.

(*)Morgan da Motta é jornalista, cineasta e crítico de arte, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA – órgão da UNESCO – PARIS.BLOG: www.morganmotta.com e e-mails: mmotta@morganmotta.com e contato@morganmotta.com.